Comissão que organiza Consulta Informal à Reitoria da UFRGS publica relato sobre reunião no MPF

Nesta terça feira, dia 02 de julho de 2024, a Comissão de Consulta Informal (CCI) que organiza a consulta para a próxima reitora da UFRGS se reuniu com o procurador Enrico Rodrigues de Freitas no Ministério Público Federal. Nesta reunião, esteve na pauta o sistema de votação assumido pela universidade.

A Comissão relatou as dificuldades postas pela atual administração à realização da votação. Foram detalhadas ao procurador as ações que tentam impelir gestores a não colaborar nem obedecer as resoluções do Conselho Universitário (CONSUN) que prevêem, na resolução nº 92, de 24 de maio de 2024, a utilização da estrutura da universidade, tal como os serviços do Centro de Processamento de Dados (CPD), para a realização da consulta eletrônica. Os óbices relatados foram atentamente analisados pelo procurador que, nesta ocasião, reiterou a importância da autonomia universitária e processos democráticos.

Na ocasião foi também informado sobre a ação pública movida por entidades que compõem a comissão (CCI) – ANDES, ADUFRGS, ASSUFRGS – no intuito de se esclarecer o contexto no qual se tem lutado para garantir eleições democráticas e soberanas na universidade, e para garantir o cumprimento da resolução do CONSUN, com o apoio da infraestrutura da UFRGS ao processo.