IFRS POA: servidores TAEs coordenam a recuperação de documentos do arquivo após enchente
Aproximadamente 500 caixas de documentos do Arquivo do Campus Porto Alegre do IFRS foram danificadas pelas águas durante a inundação que atingiu o prédio. Até então localizado no térreo, o local, assim como o restante do andar, ficou alagado de 03 até 20 de maio. O volume que ficou molhado representa 45% dos materiais, compostos em especial por dossiês de estudantes (pastas com documentos pessoais dos alunos) e diários de classes, sendo os mais antigos da década de 1950.
Agora, este material passa por uma recuperação minuciosa, coordenada pelos servidores Técnico-Administrativos em Educação Flávia Rossato (arquivista) e Marcelo Vianna (historiador do Núcleo Memória), junto à docente Ângela Flach. Além deles, um grupo de servidores e estudantes com diferentes formações voltadas à documentação e também de outras áreas, atuam como voluntários. O Núcleo de Memória, da Pró-reitoria de Extensão, e a Coordenadoria de Gestão Documental, da Pró-reitoria de Administração do IFRS, também auxiliam.
Os documentos que foram atingidos são registros de quem frequentou a Escola de Comércio de Porto Alegre, a Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Campus Porto Alegre do IFRS – diferentes institucionalidades da unidade ao longo do tempo. É um capítulo da história da educação profissional gaúcha. Parte do acervo ainda não foi digitalizada, pois o projeto de digitalização prioriza os documentos com prazo legal de guarda longo (alguns com cem anos) ou permanente.
Interessados em auxiliar na recuperação podem fazer contato pelo e-mail flavia.conrado@poa.ifrs.edu.br
Confira mais informações sobre o processo de recuperação, no site do IFRS.
Fonte: IFRS
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