Notícia

Mesmo com UFRGS disponível, prefeitura de PoA pagará R$ 7,3 milhões para universidade holandesa auxiliar na reconstrução das ilhas

Chama a atenção a parceria assumida pela prefeitura de Porto Alegre com a universidade holandesa TU-Delft para um trabalho de recuperação no bairro Arquipélago, um dos mais atingidos pela enchente de maio. A prefeitura irá investir R$ 7,35 milhões no projeto, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A atuação dos pesquisadores holandeses deve iniciar em agosto e consiste no desenvolvimento de dois planos, um emergencial e outro urbanístico. A coordenação dos trabalhos será da arquiteta e urbanista gaúcha Taneha Bacchin, professora na TU-Delft e doutora em recursos hídricos, análise espacial e modelagem urbana. O site da universidade apresenta estudos de Bacchin sobre cidades resilientes e a relação entre água e a forma urbana.

Em depoimento para a Matinal, a Professora da Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS Heleniza Campos disse desconhecer convite do município para participar do trabalho nas ilhas. Ela avalia como uma tendência da administração. “Durante as discussões sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, uma proposta de zoneamento para a cidade feita por um arquiteto argentino, Roberto Converti; nas inundações recentes, foi contratada uma consultoria norte-americana para pensar a reconstrução dos bairros afetados; e agora, os holandeses para pensar o planejamento das ilhas. Parece não haver interesse em ouvir as vozes locais e, principalmente, discutir com os profissionais e acadêmicos que atuam na área do planejamento.”

Lembra-se ainda o exemplo da estudante da UFRGS, Sarah Domingues, assassinada na região das ilhas no início do ano, enquanto estava em campo realizando estudo no bairro. A área, portanto, já é palco de estudos de alunos e pesquisadores da UFRGS, demonstrando que a universidade tem condições de auxiliar a partir de diferentes campos de atuação.

Fonte: Reportagem de Tiago Medina/Matinal

Foto: CESAR LOPES/PMPA