Paridade na UFCSPA já: 70/15/15 não é democracia!
Na última sexta-feira (19/07), o Conselho Universitário da UFRGS figurou a lista tríplice para a reitoria da instituição com o nome da professora Márcia Barbosa, representante da chapa eleita através do voto paritário. A instituição superou, com isso, 4 anos de interventoria e décadas de um modelo acrônimo e anti-democrático de 70/15/15, que impõe maior peso de voto aos docentes, em detrimento de estudantes e técnicos-administrativos. O recente processo eleitoral da UFRGS também representou uma experiência inovadora, na qual se instituiu uma Comissão de Consulta Informal (CCI), paritária e não-vinculante, conduzida pelas entidades de representação dos segmentos da comunidade acadêmica: ASSUFRGS, ADUFRGS, ANDES, DCE, APG e ALUMINI UFRGS.
Em que pese o modelo ultrapassado de consulta na qual se atribui o peso de 70% para os votos de um único segmento da comunidade acadêmica, observado agora em apenas mais uma Universidade do Rio Grande do Sul, a correção dessa distorção, com a instituição do voto paritário, já é praticada na maioria das Universidades do país e na totalidade dos Institutos Federais.
No segundo semestre do corrente ano, a UFCSPA passará por consulta para eleição de sua próxima reitoria. Temos a oportunidade de posicionar nossa instituição neste cenário de respeito aos princípios constitucionais de gestão democrática e da autonomia universitária que regem nossas instituições federais de ensino superior, assegurando o peso de voto igualitário entre docentes, técnicos administrativos e estudantes.
Fazemos um apelo, em especial, à comunidade docente da UFCSPA: somem-se no processo de transformação de nossa instituição para um modelo que respeite, verdadeiramente, as escolhas de toda nossa comunidade acadêmica. Se posicione nas instâncias da categoria, em apoio à paridade e à participação de seu sindicato, ADUFRGS, na construção da consulta paritária, tal como procedeu-se na instituição vizinha.
Nossas entidades estão dispostas a empreender todos os esforços para a garantia de uma consulta paritária, para que seja apresentado ao Conselho Universitário um resultado verdadeiramente representativo da opinião do conjunto dos segmentos que constroem a UFCSPA.
ASSUFRGS
APG UFCSPA
DCE UFCSPA