Notícia

Pós-enchente: ASSUFRGS volta a exigir de Paulo Pimenta suspensão dos consignados dos TAEs

A Coordenação da ASSUFRGS encaminhou ofício a Paulo Pimenta, Secretário Extraordinário da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS), cobrando retorno à proposta de suspensão dos consignados dos Servidores Públicos Federais apresentada pelo sindicato em duas ocasiões, nos dias 27 de maio e 04 de junho. Relembre aqui.

No ofício enviado nesta segunda-feira (29), a ASSUFRGS ressalta que ainda não houve retorno da SERS para as reivindicações, principalmente em relação a proposta de Anistia, Suspensão ou Renegociação dos Empréstimos Consignados dos Técnico-Administrativos em Educação. “Tendo em vista a catástrofe climática que deixou em calamidade pública o povo gaúcho, temos certeza de que V. Ex.ª dará toda atenção e apoio a esta demanda de nossa categoria nesse momento de crise e reconstrução”, destaca o sindicato no ofício.

Confira a íntegra -> oficio-087_2024_Secretaria_Extraordinaria_Consignados_RS

Linha do tempo da ação da ASSUFRGS em apoio aos servidores atingidos pela enchente:

24 de maio – ASSUFRGS divulga formulário para a realização de um levantamento sobre os colegas atingidos pela enchente.

27 de maio – ASSUFRGS entrega ao governo federal proposta de ações para auxiliar servidores federais no RS. Representou o sindicato, a Coordenadora Maristela Piedade. Veja o Registro:

04 de junho – ASSUFRGS, junto a centrais sindicais, entrega a Paulo Pimenta documento reivindicando a suspensão do pagamento de empréstimos consignados aos servidores das três esferas. Representou o sindicato a Coordenara-geral licenciada da ASSUFRGS, Tamyres Filgueira. Veja o registro:

29 de julho – ASSUFRGS cobra retorno de Paulo Pimenta à proposta de renegociação dos consignados dos SPFs do RS atingidos pela enchente.

______________

Projeto de lei propõe suspensão de consignados por 180 dias para aposentados e pensionistas no RS

Em paralelo às ações do sindicato, em 11 de julho, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou em dois turnos um projeto de lei que concede o direito de suspender, por 180 dias, o pagamento de dívidas de crédito consignado para aposentados, aposentadas e pensionistas – incluindo servidoras e servidores públicos federais – afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O PL 1.815/2024, do senador Paulo Paim (PT-RS), obteve relatório favorável da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), que acatou emenda substitutiva aprovada anteriormente na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O texto vai à Câmara dos Deputados.

Foto: Ricardo Stuckert/PR