IFRS Alvorada abre inscrições para curso de Assistente de Costura pelo Programa Mulheres Mil
Até o dia 2 de agosto de 2024, o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Assistente de Costura pelo Programa Mulheres Mil. Ao todo são 25 vagas.
As aulas ocorrerão nas segundas, quartas e quintas no turno da tarde. A carga horária é de 160 horas presenciais no Campus Alvorada, com certificado. As inscrições são gratuitas e após matriculadas, as participantes receberão formato de Bolsa Formação (ajuda de custo) no valor de R$ 5,00 por hora/aula frequentada (é necessário ter frequência mínima de 75%).
O Curso Formação Inicial e Continuada (FIC) de Assistente de Costura possui dois módulos:
1) Módulo Técnico:
- Prática e Técnicas de Modelagem, Corte e Costura que contabiliza 70 horas/aula.
2) Módulo Educacional Central (proporciona a interlocução dos conhecimentos curriculares à realidade do cotidiano das participantes por meio dos componentes)
- Mundo do Trabalho: Direitos, Deveres e Coletividade (26 horas/aula)
- Gênero, Raça e Direitos Humanos (18 horas/aula)
- Saúde e Qualidade de Vida (20 horas/aula)
- Comunicação e Inclusão Digital (18 horas/aula)
- Matemática e Inclusão Digital (08 horas/aula)
Para participar, as interessadas devem ser maiores de 16 anos, residirem em bairros próximos ao Campus Alvorada (os bairros estão listados no edital), possuir baixa renda e ter cursado pelo menos a 5º série do ensino fundamental.
As inscrições devem ser realizadas pelo formulário eletrônico, disponível no link. Para as candidatas que não possuem acesso a computador ou internet, a partir do dia 29 de agosto, das 13h às 17h, a instituição disponibilizará equipamentos com rede para a realização da inscrição no hall da biblioteca. Confira o Edital nº 24/2024.
Dúvidas e informações pelo e-mail mulheres.mil@alvorada.ifrs.edu.br.
Sobre o Programa Mulheres Mil
O Mulheres Mil tem a finalidade de possibilitar o acesso à educação, promovendo a inclusão social e o acesso ao exercício da cidadania, além de defender a igualdade de gênero e combater a violência contra as mulheres. Além disso, o programa objetiva contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mundo do trabalho.