Notícia

Unimúsica 2024 promove encontros inéditos de artistas do RS

3 DE SETEMBRO | TERÇA-FEIRA | 20h  Pâmela Amaro + Luiza Hellena
Exibição do documentário "Sementes da retomada: Coral Araí Ovy e La Digna Rabia" (2021, 52min, Terramar Imagem e Conteúdo)
Conjunto Musical La Digna Rabia + Coral Araí Ovy + Lucas Kinoshita
Shana Müller + Clarissa Ferreira + Peitaço da Composição + Mariana Marmontel
Renato Borghetti Quarteto + Gustavo Brodinho + Gilberto Oliveira

Um dos projetos culturais mais longevos de Porto Alegre, o Unimúsica vem elegendo, a cada ano, um tema diferente, em torno do qual articula uma agenda de shows e ações formativas. Em 2024, como resposta à tragédia climática, reafirma seu compromisso com o campo da música local, severamente impactado pelas inundações. O festival “Remixando RS” promove encontros inéditos de artistas do Rio Grande do Sul em shows gratuitos no Salão de Atos da UFRGS, de 3 a 6 de setembro, às 20h, dentro do Salão UFRGS 2024 e da programação comemorativa dos 90 anos da Universidade.

A proposta é reunir diferentes cenas musicais, construindo uma rede de solidariedade. Ao tomar emprestada do vocabulário da música a ideia de remixar, o Unimúsica 2024 busca promover um reencontro com a produção local, recombinar elementos e provocar reflexões sobre questões de identidade que constituem a cultura do estado.

Na abertura da programação, um encontro de duas gerações de sambistas: Pâmela Amaro convida Luiza Hellena para o seu “Samba às avessas”. Na sequência, o Conjunto Musical La Digna Rabia e o Coral Araí Ovy apresentam o espetáculo “Sementes da retomada” e recebem o percussionista Lucas Kinoshita. Compositoras que vêm revisando o lugar das mulheres no regionalismo gaúcho nas edições do Peitaço da Composição sobem ao palco na penúltima noite, capitaneadas por Shana Müller e Clarissa Ferreira, e dividem a cena com Mariana Marmontel, representando o movimento hip-hop. Por fim, o festival encerra com o diálogo entre a música instrumental e a nativista, em um show do Renato Borghetti Quarteto, que conta com as participações dos multi-instrumentistas Gilberto Oliveira e Gustavo Brodinho.

Além dos shows, a programação do Unimúsica 2024 prevê a realização de uma série de ações formativas nos dias do festival, às 17h, no Centro Cultural da UFRGS. Profissionais da cadeia produtiva da música podem inscrever propostas de atividades, como oficinas e conversas, até o dia 18 de agosto.

Toda a programação tem entrada gratuita. Para os shows, o acesso se dá por ordem de chegada, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. A partir de 26 de agosto, o público pode se inscrever para participar das oficinas. Mais informações e a chamada para ações formativas estão disponíveis no site ufrgs.br/difusaocultural/unimusica2024.

A equipe curatorial do festival “Remixando RS” foi formada pela musicista e pesquisadora Clarissa Ferreira, pelo professor Felipe Merker Castellani, pelas produtoras culturais Lígia Petrucci e Mauryani Oliveira, pelo músico Loua Pacôm Oülai e pela coordenadora do projeto Ana Laura Freitas. O Unimúsica é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, com parceria cultural da Fundação Médica do Rio Grande do Sul.

Programação


SHOWS

Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)
Entrada gratuita, com doação de 1 kg de alimento não perecível, por ordem de chegada


3 DE SETEMBRO | TERÇA-FEIRA | 20h

Pâmela Amaro + Luiza Hellena

Pâmela Amaro tem se destacado como uma das vozes do samba no Rio Grande do Sul, não só como cantora, mas também como compositora e instrumentista. Seu álbum de estreia, “Samba às avessas”, mistura diferentes vertentes do samba, além de trazer influências de rap, jongo e batuque gaúcho. Inspirada na malandragem feminina, canta as múltiplas faces do que é ser mulher na sociedade. Sua música costura histórias, memórias e afetos, a partir de valores de matriarcalidade, oralidade e ancestralidade. No show que abre o Unimúsica 2024, Pâmela recebe Luiza Hellena, 79 anos, cantora e compositora gaúcha que desbravou territórios e abriu caminhos antes dela.


4 DE SETEMBRO | QUARTA-FEIRA | 20h

Conjunto Musical La Digna Rabia + Coral Araí Ovy + Lucas Kinoshita

A relação entre o Conjunto Musical La Digna Rabia e o Coral Araí Ovy, formado por jovens da Retomada Ka’Aguy Porã, de Maquiné, começou em 2017. O apoio da banda porto-alegrense às ações promovidas pela comunidade mbya-guarani na defesa de seus territórios ancestrais evoluiu para um projeto coletivo, no qual buscou-se construir um diálogo intercultural entre esses distintos universos étnicos e musicais. Depois do sucesso de sua estreia em Porto Alegre no ano passado, o espetáculo “Sementes da retomada” chega ao Unimúsica para uma segunda apresentação, contando com a presença do percussionista Lucas Kinoshita, coprodutor do EP, homônimo ao show, lançado em 2021.


5 DE SETEMBRO | QUINTA-FEIRA | 20h

Shana Müller + Clarissa Ferreira + Peitaço da Composição + Mariana Marmontel

A cantora e comunicadora Shana Müller e a instrumentista, pesquisadora e compositora Clarissa Ferreira vêm protagonizando um movimento de revisão do lugar tradicionalmente reservado às mulheres no regionalismo gaúcho. Neste show inédito, elas se aliam e recebem representantes do “Peitaço da Composição Regional”, evento criado em 2019, voltado à composição musical para mulheres, que hoje reúne mais de 80 integrantes. No Unimúsica, elas contam ainda com a participação de Mariana Abreu Marmontel (coletivo Poetas Vivos), que atua no movimento hip-hop em Porto Alegre desde 2014, desenvolvendo funções de mestre de cerimônias em diversas batalhas de rap e slams.


6 DE SETEMBRO | SEXTA-FEIRA | 20h

Renato Borghetti Quarteto + Gustavo Brodinho + Gilberto Oliveira

Figura emblemática da música instrumental gaúcha, Renato Borghetti retorna ao Unimúsica para fazer uma retrospectiva de seu trabalho, com clássicos e também inéditas, em formação de quarteto. Ele sobe ao palco acompanhado por Pedro Figueiredo (sax alto/flauta), Vitor Peixoto (piano) e Daniel Sá (violão), grupo com o qual tem se apresentado regularmente dentro e fora do Brasil, desde 2000. Neste show, eles contam com participações de dois multi-instrumentistas com longa trajetória no Rio Grande do Sul, e cujos trabalhos, por caminhos diversos entre si, dialogam com a música do Renato Borghetti Quarteto: Gilberto Oliveira e Gustavo Brodinho (grupo Mas Bah!).


SESSÃO COM BATE-PAPO

4 DE SETEMBRO | QUARTA-FEIRA | 16h

Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, 333)
Entrada gratuita, por ordem de chegada

Exibição do documentário “Sementes da retomada: Coral Araí Ovy e La Digna Rabia” (2021, 52min, Terramar Imagem e Conteúdo), seguida de bate-papo com Marcelo Curia (diretor), Marcelo Câmara (prof. IGEO-UFRGS), André Benites, liderança da comunidade Ka’aguy Porã, e Romário Werá Xunum, coordenador do Coral Araí Ovy.

 

CHAMADA PÚBLICA PARA AÇÕES FORMATIVAS

Profissionais da cadeia produtiva da música podem submeter propostas de oficinas, palestras, conversas e encontros temáticos até 18 de agosto, por meio de formulário disponível no site ufrgs.br/difusaocultural/unimusica2024. Até 12 ações formativas serão selecionadas para integrar a programação do festival. Cada uma delas receberá pró-labore no valor de R$ 1.500.