Notícia

Evento online discute a realidade das estudantes mães no ensino superior

A fim de contribuir com propostas para a criação de uma Política Nacional de Permanência Materna, será realizado o 1º Fórum Regional Materno-Estudantil nos dias 16 e 17 de agosto. No formato online, o encontro vai promover discussões sobre a realidade enfrentada por estudantes mães dos cursos de graduação e de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior.

O Fórum visa permitir a participação ativa de estudantes mães, servidoras e parceiras de diversas regiões, com o propósito de compreender melhor a realidade materno-estudantil, debater as políticas de apoio às maternidades no ambiente acadêmico e elaborar propostas que serão encaminhadas ao Grupo de Trabalho do Ministério da Educação (MEC) que está discutindo uma Política Nacional de Permanência Materna.

Organizado em quatro eixos de discussão – Estrutura/Infraestrutura; Assistência Estudantil/Permanência; Regulamentar/Burocrático/Administrativo; e Diversidade –, o evento tem inscrições gratuitas, que podem ser feitas através do Google Forms: https://forms.gle/wXo76XtWUxSo4Lck6

Sobre o Grupo de Trabalho

O GT foi criado a partir dos Coletivos Maternos nas Instituições de Ensino Superior, com a participação do Coletivo Mães na UFRGS, em colaboração com a Associação de Mães Pesquisadoras, Estudantes e Trabalhadoras (Ampet). Instituído pela Portaria nº 2.005, de 14 de novembro de 2023 e pela Portaria nº 39, de 6 de dezembro de 2023, o GT tem como objetivo promover estudos técnicos relacionados à Política Nacional de Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior.