Notícia

Jornalista Everton Cardoso é eleito Secretário de Comunicação da UFRGS. Esta é a 1ª vez que um servidor TAE assumirá o cargo!

Em acordo com a próxima reitora, Márcia Barbosa, e vice-reitor eleito, Pedro Costa, os servidores da UFRGS que ocupam cargos do ambiente organizacional Artes, Comunicação e Difusão e também aqueles que trabalham na Secretaria de Comunicação elegeram o jornalista Everton Cardoso como Secretário de Comunicação da UFRGS para a gestão 2024-2028. Desta forma, pela primeira vez, um técnico-administrativo será o titular dessa área estratégica. Até então, embora todos os outros profissionais sejam da mesma categoria, o cargo era ocupado por um docente.

O processo de eleição, conduzido pela técnica Alessandra Petry (Faced), e os técnicos Charles Almeida (Secom) e Wagner Machado (Faced), foi antecedido pela elaboração de uma carta e encontros com as chapas que concorreram à reitoria da UFRGS, além de plenárias com a categoria para alinhar o formato, regras e prazos do pleito. Nesta semana, durante assembleia com presença de 40 servidores (foto em destaque), além de cinco justificativas de ausências, através de cédulas impressas, Everton Cardoso foi eleito com 39 votos favoráveis e um voto nulo.

Para Everton, o mais importante da eleição para o cargo foi o processo. “O fato de eu ter sido eleito, foi uma consequência dessa construção. A partir de agora o meu papel passa a ser batalhar para construir o que solicitamos na carta divulgada às chapas. Nos espelhamos muito nas experiências do CPD e do sistema de Bibliotecas, que já têm processos eleitorais consolidados, elegendo dentro de suas equipes quem será a liderança. Ainda é o momento de a gente conquistar espaços na universidade. Nós TAEs viemos de uma história bastante problemática. A universidade demorou muito para enfrentar a questão da paridade.”

“Eu, enquanto técnico, assumindo essa posição tenho a missão de construir um conjunto de regramentos que nos protejam, no sentido de nos instrumentalizar para manter esse espaço conquistado e ao mesmo tempo para fazer uma comunicação de fato comprometida com a universidade e o serviço público e não com a gestão. Essa é a grande questão do que reivindicamos! É poder fazer pela universidade uma comunicação para a universidade. E não uma comunicação em cargo de confiança para o reitor ou reitora do momento. É com essa dupla missão que assumo esse cargo. Sou grato à confiança dos colegas e da nova reitoria, mas ao mesmo tempo sou muito orgulhoso de pertencer a esse grupo que construiu todo esse caminho que agora me coloca nessa missão, que eu pretendo batalhar muito para dar conta”, finaliza o servidor.

Cabe ao Secretário de Comunicação da UFRGS, além de fortalecer a comunicação institucional, fazer a conexão entre os comunicadores que atuam em outras partes da UFRGS, conduzir a criação de uma política de comunicação e estruturar o processo eleitoral de forma semelhante ao que ocorre com os  técnico-administrativos do Centro de Processamento de Dados e das bibliotecas da UFRGS.

Licenciando em Dança na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), mestre e doutor em comunicação pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), Everton é servidor desde 2011.  Lotado na Secretaria de Comunicação Social com exercício no Jornal da Universidade, a expectativa é que ele participe da transição de gestão e seja nomeado assim que o governo federal legitimar a ordem determinada na lista tríplice do Conselho Universitário da UFRGS.

Foto: Wagner Machado