Notícia

UFCSPA e UFVJM firmam parceria para atender população das ilhas

A partir desta semana, a população das ilhas de Porto Alegre poderá contar com um novo espaço de atendimento em saúde graças a uma parceria firmada entre a UFCSPA e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) com o apoio do Ministério da Saúde. As instalações estarão localizadas em uma carreta do projeto Saúde Digital Móvel, que saiu de Diamantina (MG) na última quarta-feira, 14, em direção à capital gaúcha. No consultório móvel serão realizadas consultas clínicas e odontológicas e exames laboratoriais como retinografia, eletrocardiograma e dermatoscopia, além da aplicação de vacinas e trabalho de apoio à saúde mental.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Monica de Oliveira, detalha que as tratativas para a parceria com a universidade mineira aconteceram na primeira quinzena de maio, auge do desastre climático em Porto Alegre. “A diretora de Extensão da UFVJM [Helisara Mota Guedes] havia contatado o Conselho Federal de Enfermagem oferecendo a carreta e buscando o contato com alguma universidade gaúcha. A nossa professora Ana Amélia Antunes, do Departamento de Enfermagem, nos colocou em contato”, contextualiza.

Em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria Norte, território do Distrito Docente Assistencial da UFCSPA, ficou definido que o consultório móvel será instalado no pátio da Escola Alvarenga Peixoto (rua Santa Rita de Cássia, 100), ao lado da Unidade Básica de Saúde Ilha dos Marinheiros. “A unidade móvel vai acolher as equipes de saúde das ilhas, seguindo o horário padrão de atendimento do município, enquanto a unidade física passa pelo trabalho de limpeza e posterior reforma”, explica a pró-reitora.

A bordo da carreta também estão itens arrecadados por colaboradores e estudantes da universidade mineira para doação às pessoas afetadas pela enchente, como roupas, brinquedos, materiais escolares e de higiene pessoal. Reconhecendo o trabalho de todas as equipes envolvidas, que vai “fazer a diferença para a comunidade usuária das ilhas nos próximos quatro a seis meses”, Monica faz questão de deixar uma mensagem.

“Quero agradecer imensamente aos colegas da UFVJM pela sensibilidade e esforço para ajudar a população de Porto Alegre. Algo que começou pequeno e de uma forma tão orgânica, com enfermeiras e professoras se sensibilizando e dispondo ajudar com o que tivessem, movimentou muitas pessoas das universidades e secretarias de saúde para que pudéssemos trazer a carreta. Isto é responsabilidade e impacto social na prática”, salienta.