Notícia

Ilustrações de 15 artistas da UFRGS mostram pontos de vista sensíveis sobre as enchentes de maio

A exposição À beira do dilúvio no rio-encontro ocupa o Campus Centro da UFRGS desde do dia 23 de agosto. São 28 ilustrações concebidas e realizadas por 15 artistas integrantes da comunidade acadêmica que registram como viveram e sentiram o evento climático que atingiu Porto Alegre no último mês de maio. A mostra ocorre em espaço a céu aberto, situado em frente à Faculdade de Educação, e pode ser visitada até 8 de novembro, de segunda a sábado, das 7h30 às 19h. A entrada é franca.

A exposição conta também com formato virtual em ufrgs.br/jornal/exposicao. Além das imagens, o material inclui áudios com depoimentos de artistas participantes e a versão dos trabalhos veiculada durante o período das enchentes. A programação engloba ainda oficinas no Centro Cultural da UFRGS, conforme programação.

As imagens foram produzidas para nos levar a pensar sobre como vivemos uma tragédia de tamanha gravidade e efeito. Além disso, buscam mostrar o que sensibiliza em tempos em que as pessoas estão preocupadas em sobreviver e garantir condições mínimas para o dia a dia. Levam, assim, a refletir sobre a relação da cidade com a natureza e sua força.

Essas questões foram as que levaram o Jornal da Universidade (JU) a organizar a seção Visualidades em suas edições publicadas diariamente durante o mês de maio deste ano. Nesses 21 números extras, o material produzido por artistas vinculados ao Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas (PEHPA), do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, foi um respiro e também um modo de olhar, por meio de diferentes técnicas e linguagens, para o que estava ao redor, indo além do que se enxergava em fotos e imagens em vídeo. Era, antes, um desejo de interpretar uma situação extrema.

Tal cenário impactante motivou o JU a mudar emergencialmente de sua periodicidade semanal para uma veiculação diária a fim de poder registrar, por meio de matérias jornalísticas, o que ocorria naquele momento e oferecer material de orientação para a comunidade universitária da UFRGS e para a população em geral. Essas edições também incluíam artigos de especialistas em áreas pertinentes com reflexões sobre a crise climática, sendo que alguns desses textos foram acompanhados de ilustrações do grupo de artistas que agora integra a mostra.

A exposição tem curadoria de Everton Cardoso, jornalista e editor-chefe do JU, e de Lilian Maus, artista e professora do curso de Artes Visuais. A identidade visual e o projeto gráfico são de autoria de Marina Polidoro, artista e professora do curso de Artes Visuais. Já a programadora visual do JU Carolina Konrath foi responsável pelo desenvolvimento do site. Participam da mostra os artistas ilustradores: Ayla Dresch, Ana Carnelossi, Brenda Klein, Bibistriz, Dantara Ordovás, Fabio Alejandro Viera, Luiz Augusto Lacerda, Kezia Mausolf, Jéssica Michelin, Katherine Ávila, Lilian Maus, Luísa Guazzelli Sirangelo, Maria Eduardo Pacheco Fernandes, Mariana Lemmertz e Virgínia Di Lauro.

Promovida pelo JU, pelo Instituto de Artes e pelo Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas, a atividade conta com apoio do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e do Centro Cultural da UFRGS.