DestaquesLutasNotíciaParidadeUFCSPA

UFCSPA: ASSUFRGS, DCE e APG apresentam ao Consun proposta de resolução com peso paritário para a consulta à reitoria

Na última sessão do Consun da UFCSPA, realizada nesta quinta-feira (05), foi aberto o primeiro debate sobre a consulta paritária para a Reitoria da UFCSPA. A ASSUFRGS apresentou uma proposta de resolução, desenvolvida pelo sindicato junto ao DCE UFCSPA e APG UFCSPA, que prevê o peso paritário entre os três segmentos na próxima consulta à reitoria. Assim como já é praticado na maioria das instituições do país, a consulta seria conduzida pelas entidades representativas, o que é uma modalidade reconhecida legalmente com base nos princípios constitucionais da autonomia universitária e da gestão democrática.

Haverá em breve sessão extraordinária do Consun que será aberta à comunidade para dar andamento ao debate. “Reforçamos o compromisso de aprofundar o debate e o chamado a todos os segmentos para superar o modelo 70/15/15 ,resquício da ditadura civil-militar, e conquistarmos a modernização e a democratização da paridade, garantindo um terço para cada segmento nas consulta”, destaca o Coordenador da ASSUFRGS e membro do Conselho Universitário da UFCSPA, Ricardo Souza.

Ato-Almoço em frente ao Prédio 01 defendeu mais democracia na UFCSPA

Antes do início da sessão do CONSUN, a comunidade universitária realizou um “ato-almoço” em frente às escadarias do Prédio 01 da universidade. Foi servido à comunidade arroz de frango e arroz de cogumelo. Enquanto o almoço era servido, as entidades que representam os servidores Técnico-Administrativos em Educação e os estudantes, se dividiram no microfone. Nas falas, foi expressa a necessidade de ampliar a democracia interna na UFCSPA, seguindo o modelo de paridade na consulta informal à comunidade, algo que já ocorre na maior parte das universidades federais do país.

“Vemos o quanto importante isso é para comunidade para técnicos e estudantes, mas também para que os professores não tenham vergonha da estrutura medieval que se perpetua na universidade. Para que eles tenham orgulho da instituição e que tenham coragem como conselheiros de aprovar o cálculo paritário na consulta”, destacou o Coordenador-Geral da ASSUFRGS, Gabriel Focking. Além da ASSUFRGS, DCE e APG, marcaram presença representantes do ANDES, da UNE, da UEE, do Sindimetrô RS e os candidatos à vereador Laís Camisolão, André Telles e Fran Rodrigues.

Galeria de Fotos