Notícia

ASSUFRGS completa 73 anos em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade

Neste dia 20 de setembro, a ASSUFRGS – Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS completa 73 anos de luta! A data marca a fundação do Centro dos Funcionários da URGS em 20 de setembro de 1951, com o objetivo de incluir os servidores no quadro do Ministério da Educação, no então recente Projeto de Federalização da Universidade, que na época pertencia ao Estado do RS. 

Ao longo destas 70 décadas, a luta dos trabalhadores da universidade federal conquistou muito: da federalização de nossos cargos na década de 50, à criação do nosso Plano de Carreira nos anos 2000. Impedimos os projetos de privatização das universidades na década da 90 e conseguimos burlar a ditadura militar, seguindo atuantes em nossa categoria no regime antidemocrático de 60 a 80. Nos anos recentes, realizamos o enfrentamento necessário dos governos Temer e Bolsonaro, contra projetos que precarizaram os direitos do trabalhadores e o estado brasileiro, como o Future-se, cortes de verbas na educação e as Antirreformas da Previdência e Trabalhista. No final dos anos 2000 e ao longo da seguinte década a adesão da UFCSPA e dos campi do IFRS Porto Alegre, Restinga, Canoas, Osório, Rolante, Viamão e Alvorada ampliou a atuação da ASSUFRGS em novas frentes.

Foi a luta da ASSUFRGS ao longo dos anos que garantiu cada linha do contracheque dos trabalhadores que são essenciais para a que a educação na UFRGS, UFCSPA e IFRS sejam consideradas de excelência. A recente greve de 2024 é mais um capítulo dessa trajetória. O movimento foi vitorioso ao conseguir a sinalização de avanços importantes na carreira como a implementação de 30 horas para todos sem redução de salário em 2025, RSC – Reconhecimento de Saberes e Competências em 2026 e o reajuste salarial de 9% no próximo janeiro e mais 5% em 2026. Além de avanço no step e diminuição do tempo para progressão por mérito, de 18 para 12 meses, entre outras vitórias.

A luta continua! independente do governo de plantão, a ASSUFRGS estará lá, altiva e forte, defendendo nossa categoria e a educação pública de qualidade! Parabéns a todos e todas que construíram essa história no passado e aos que hoje seguem filiados, fortalecendo nosso sindicato! Vida longa à ASSUFRGS!

Relembre um pouco da história do sindicato em nossa revista comemorativa, que passeia por estas mais de 70 décadas de lutas e conquistas. Clique aqui!