Consun da UFCSPA decide manter a consulta à reitoria com cálculo de 70/15/15
Apesar dos esforços da ASSUFRGS Sindicato, junto à representação estudantil, DCE e APG, o Conselho Universitário da UFRGS decidiu por 38 votos a 17 manter o cálculo NÃO PARITÁRIO na próxima Consulta à reitoria. Ou seja, o Consun optou por não seguir mais de 60% das universidades do país que já adotam cálculo paritário nas consultas para reitor/a. “Vamos seguir em luta pela paridade e por sessões abertas no Consun da UFCSPA”, destacou o Coordenador da ASSUFRGS e integrante do Conselho Universitário da UFCSPA, Ricardo Souza.
Com a decisão da sessão do Consun realizada nesta quarta-feira (18), a próximo Consulta à comunidade da UFCSPA para escolha da reitoria seguirá com peso de 70% nos votos dos docentes, 15% no voto dos Técnicos Administrativos em Educação e outros 15% dos estudantes. “Também foi aprovado no Consun a construção de um GT entre os segmentos para discutir a paridade na próxima consulta, em 2029”, informa Ricardo. Durante a sessão, os conselheiros apreciaram um parecer que apresentou uma proposta de cálculo paritário semelhante ao realizado recentemente na UFRGS, onde a consulta à categoria seria realizada em caráter informal, delegado pelo Consun às entidades representativas e com cálculo de 33% para cada segmento da comunidade universitária.
Café da tarde pela paridade
Na tarde da sessão do Consun, a ASSUFRGS realizou um café em frente ao Prédio 01, onde fica localizada a sala de reuniões do conselho. No ato, participaram integrantes da comunidade da UFCSPA e também da UFRGS em apoio por mais democracia na federal da saúde. O café serviu como uma forma de chamar a atenção da comunidade da UFCSPA para a votação que poderia democratizar a escolha da próxima reitoria.
Após falas dos representantes dos estudantes e dos servidores técnico-administrativos em educação, o grupo seguiu em caminhada até o quinto andar do Prédio 01, segurando uma faixa branca onde era possível ler “Paridade Já!”.
Galeria de Fotos