IFRS: Plenária Virtual dos TAE’s dia 10/10 debaterá PGD, Flexibilização e Registro de Frequência
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO PREENCHENDO O FORMULÁRIO AO FINAL DA MATÉRIA!
Diante da informação de que a Reitoria do IFRS havia constituído três Grupos de Trabalho (GTs) sobre pautas de extrema importância para as relações de trabalho da categoria: Jornada de Trabalho (Flexibilização), Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e Registro de Frequência, a ASSUFRGS pleiteou junto à Gestão do IFRS assento do Sindicato para compor os GTs, alinhando a perspectiva do amplo debate, da garantia de direitos e sem retrocessos, em especial numa instituição que tem a jornada flexibilizada de 30 horas consolidada a,no mínimo, uma década. O Sindicato está vigilante e coloca à disposição da categoria a revisão jurídica dos documentos a serem instituídos, além de propor o devido debate junto às bases.
A reitoria do IFRS vem priorizando a participação dos TAEs em GTs via CIS e Gestão de Pessoas das unidades, em detrimento dos sindicatos, modelo que nem sempre possibilita uma participação efetiva da categoria na construção das políticas, uma vez que estas instâncias muitas vezes estão vinculadas à própria gestão. Além da discussão da revisão das IN´s, a Assufrgs vem pontuando com a reitoria do IFRS sobre a importância de convidar/comunicar o sindicato das discussões, principalmente, quando se tratam de documentos relacionados às relações de trabalho. Assim conseguimos efetivar via portaria, durante a discussão já em andamento, a presença de representações do sindicato.
Os servidores que se disponibilizaram a serem mediadores do Sindicato nestes GTs são: Neila Sperotto (IFRS Rolante) – GT de revisão da IN IFRS 04/2014, sobre o Registro de Frequência; Nidiana Santos (IFRS Viamão) – GT de revisão da IN IFRS nº 08/2022, sobre o PGD; e Paulo Faber (IFRS Canoas) – GT de revisão da IN IFRS nº 02/2015, sobre a Jornada de Trabalho (flexibilização). Os colegas foram incluídos nos grupos já com o andamento dos trabalhos, e, diante da necessidade de mobilização permanente da base e ampliação dos espaços de debate sobre essas temáticas, a ASSUFRGS está convocando uma plenária virtual de TAES do IFRS (campi Alvorada, Canoas, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rolante e Viamão), nas bases da ASSUFRGS, para apresentar informes dos GTs, acolher sugestões e propor encaminhamentos para inserção nas Minutas que estão sendo elaboradas para subsidiar argumentos para defender nossos direitos e relações de trabalho, garantindo que não haja retrocesso.
Segundo a reitoria do IFRS, haverá uma consulta pública,, após a elaboração da minuta, porém é essencial a mobilização da base já neste período de elaboração das três minutas, principalmente no mês de outubro, de forma que os representantes possam identificar as demandas da base e impedir que ocorram retrocessos.
Dia 10/10/2024, às 14:00 Plenária virtual TAES IFRS – base da ASSUFRGS
Para receber o link de acesso, por e-mail e até 1 hora antes da sessão, é necessário preencher o formulário disponível abaixo: