UFCSPA: Núcleo de Estudo e Resposta a Desastres será lançado nesta quinta (24)
A UFCSPA lança nesta quinta-feira (24), às 16h, o Núcleo de Estudo e Resposta a Desastres e Saúde. O evento, aberto a toda a comunidade, acontece no Teatro Moacyr Scliar, com o objetivo de apresentar a proposta do grupo, que visa a promover a pesquisa, a capacitação e a resposta a desastres com foco na saúde pública e mitigação de impactos.
Idealizada desde a pandemia de Covid-19, a criação do núcleo reflete a atuação da UFCSPA em momentos críticos para a saúde da população. A universidade viu como urgente o protagonismo diante dos desastres, desde a pandemia até as inundações.
Para Abner Freitas, egresso do curso de Gestão em Saúde e um dos coordenadores do novo núcleo, é fundamental aprofundar os estudos sobre o tema. “Neste momento é de aprendizagem sobre desastres, desastres e desastres. Um fenômeno que nos antecede, muito impacta e foi pouco estudado cientificamente, agora se popularizou com usos totalmente inadequados que geram só confusão e não esclarecimento”, ressalta.
Citando fontes como Antônio Luiz Coimbra de Castro e a Organização das Nações Unidas, Abner salienta que o conceito de desastres envolve questões como a interação entre exposição, vulnerabilidade e capacidade de resposta, assim como eventos adversos sobre ecossistemas vulneráveis que geram danos humanos, materiais e ambientais. “Desde os desastres geológicos, como deslizamentos e as cinzas vulcânicas que causam doenças respiratórias, até os desastres tecnológicos, como acidentes industriais. Todos, ao fim, causam danos à saúde humana”, exemplifica.
Em um primeiro momento, Abner acrescenta, a atuação do núcleo deverá estar concentrada na oferta de cursos e eventos para estudar a dinâmica e os danos dos desastres. As futuras atividades do grupo serão divulgadas nas mídias da UFCSPA no momento oportuno.
Fonte: UFCSPA
Foto: Guilherme Santos/Sul21