UFRGS ganha novo espaço para acolher maternidades: a Sala Facedinha
Neste mês, foi inaugurada a Sala Facedinha, criada para receber mães, pais e cuidadores com suas crianças. Localizada no nono andar da Faced da UFRGS, o ambiente oferece itens como brinquedos, piso de E.V.A., fraldário e poltrona para amamentação, visando o conforto e a inclusão. O espaço foi idealizado pelo GT Maternidades na Universidade. A sala tem gestão compartilhada e pode ser utilizada por estudantes, técnicos administrativos e professores que precisam de um local seguro e acolhedor para cuidar de seus filhos enquanto realizam suas atividades acadêmicas ou de trabalho.
A Facedinha pode ser utilizada por crianças de zero a doze anos acompanhadas por mãe ou responsável e lactantes. Porém, é importante lembrar que o ambiente não se caracteriza como um espaço de permanência e/ou guarda de crianças desacompanhadas dos responsáveis (creche, escola, contraturno ou similar). O apoio está no acolhimento de crianças e responsáveis.
Há empréstimo de caixas de jogos e atividades que poderão ser retiradas e levadas para as salas de aula ou espaços onde as mães estiverem atuando. O espaço também pode ser utilizado para reuniões de orientação ou estudo com até três pessoas, ou para que as mães possam trabalhar/estudar enquanto suas crianças brincam.
O espaço está disponível sempre que o prédio da Faced estiver aberto e funciona em sistema de autogestão. Para utilizar a sala, é necessário preencher um formulário ou na portaria da Faced. O local está disponível para toda comunidade da UFRGS, mas solicitações de pessoas sem vínculo direto com a faculdade serão avaliadas caso a caso.
A criação da Sala Facedinha representa um passo importante na inclusão e permanência de mães, pais e cuidadores na universidade. O espaço oferece suporte às famílias, promovendo um ambiente mais acolhedor e inclusivo para aqueles que, antes, enfrentavam dificuldades em conciliar os cuidados com os filhos e as demandas acadêmicas ou profissionais. Além disso, o projeto abre portas para o desenvolvimento de políticas de apoio às maternidades dentro da UFRGS e em outras instituições.
Este é o quinto espaço de acolhimento na universidade, que conta com ambiente para crianças e seus cuidadores nas faculdades de Medicina e de Farmácia, na Esefid e no Instituto de Matemática e Estatística (Ime). Conquista do Coletivo Mães da UFRGS, criado em 2020 e hoje composto por mais de 180 integrantes, alunas, docentes e técnicas administrativas.
Para mais informações, acesse: https://www.ufrgs.br/faced/facedinha/
Foto: Rochele Zandavalli | Secom | UFRGS