DestaquesGreveGreve 2024Notícia

Acordo de greve: Reitoria da UFRGS reafirma apoio

A ASSUFRGS, em conjunto com seu Conselho de Representantes, reuniu-se hoje (04/11) com a Reitoria da UFRGS para discutir o apoio à reivindicação de cumprimento integral do acordo de greve dos técnico-administrativos em educação, firmado em 2024. Representando o sindicato, estiveram presentes Gabriel Focking, coordenador-geral, e os membros do Conselho de Representantes, Mariane Quadros e Rafael Berbigier.

A reitora Márcia Barbosa e o vice-reitor Pedro Almeida, que já haviam manifestado apoio à categoria durante a assembleia de 16 de outubro, reiteraram seu compromisso com a defesa da integralidade do acordo, o qual, além do reajuste salarial, prevê o reposicionamento dos aposentados, a implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e a jornada de 30 horas semanais para todos os servidores. Esses três últimos pontos, ainda não garantidos pelo governo, são de particular preocupação para a categoria.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para pressionar o governo federal a cumprir o acordo. A ASSUFRGS propôs a mobilização dos reitores das instituições federais de ensino da Região Sul para assinarem uma carta aberta em apoio à pauta dos técnico-administrativos. A reitoria demonstrou abertura para essa iniciativa e outras ações que visem garantir as conquistas obtidas durante a greve.

Além da reitora e vice-reitor, estiveram presentes pela Administração Central a chefe de gabinete Maria Luiza Saraiva Pereira e o Assistente Estratégico do Gabinete Marcelo Cortimiglia.