“EPA: Manual de Sobrevivência” reúne textos de jovens e adultos em situação de rua
Na última quarta-feira (13), ocorreu o lançamento do livro “EPA: Manual de Sobrevivência” no auditório do Espaço Força e Luz. O encontro reuniu os organizadores Milena Teixeira, Amarildo Veiga, Denis Nícola Froner de Souza e Renato de Mattos Motta. Um dos autores é César Rolim, servidor técnico-administrativo na UFRGS e Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) é uma escola pública, que atende jovens e adultos em situação de rua.
“EPA: Manual de Sobrevivência” é dividido em três partes: sentir, viver e pensar. Os textos mais poéticos estão em “sentir”, as narrativas de experiências em “viver” e os textos mais reflexivos das ações pedagógicas estão localizados em “pensar”. O livro é uma coletânea de obras escritas por alunos, funcionários e professores.
O livro é baseado em um projeto pedagógico que foi desenvolvido na escola no retorno do isolamento da pandemia de Covid-19. Uma das professoras, Janaina Bueno Bady, desenvolveu um trabalho de produção textual com os alunos a partir da letra de uma música chamada “Manual de Sobrevivência”, de Bruno Amaral, morador da região da Bom Jesus. Inspirada pela música, a professora propôs aos alunos uma série de trabalhos com diferentes gêneros textuais, entre eles uma redação chamada “Meu Manual de Sobrevivência”. Posteriormente, o projeto foi acatado por todos os alunos da escola.
A escola adotou um escritor, Miguel da Costa Franco, que tinha acabado de publicar um livro chamado “A Filha do Dilúvio”, onde dois dos principais personagens eram moradores de rua. A história conversava muito com o tema que estava sendo trabalhado, a questão da sobrevivência, então foi encaixado no projeto.
A partir de conversas e reuniões pedagógicas, surgiu a ideia de publicar os trabalhos produzidos pelos alunos e juntar os textos dos professores e trabalhadores da escola.
O evento de lançamento contou com boa presença de público e foi um momento em que os membros da escola conversaram sobre o processo de produção do livro, suas ideias e desafios até chegar na publicação. Logo após, foi feita uma sessão de autógrafos.