Servidor-técnico é incluído na Avaliação da Infraestrutura da UFRGS
A Secretaria de Avaliação Institucional da UFRGS convida a comunidade acadêmica a participar da Avaliação da Infraestrutura da universidade, no período de 19 de novembro a 15 de dezembro de 2024. A principal mudança no método de avaliação é a inclusão do servidor técnico-administrativo como avaliador. Embora o servidor técnico-administrativo já responda questionários de avaliação relativos ao seu trabalho, em que o foco é a sua avaliação de desempenho, esta será a primeira vez que assumirá um papel de sujeito na avaliação da Universidade como um todo.
Como Participar?
A avaliação será realizada de forma anônima e voluntária, por meio de um formulário que estará disponível através do Portal do Servidor e do Portal do Aluno. O questionário está dividido em diferentes seções, que abordam aspectos específicos da infraestrutura, e o respondente pode escolher quantos campus desejar avaliar. Quando o respondente selecionar um campus, as questões serão apresentadas, e após respondê-las, poderá selecionar os demais campus para avaliação.
A participação de toda a comunidade acadêmica — professores, estudantes e técnico-administrativos — é fundamental para o sucesso desta iniciativa.
O objetivo da avaliação é conhecer o posicionamento do público interno a respeito das instalações e espaços que compõem os diferentes campi da instituição e como são avaliados no dia a dia das pessoas, numa perspectiva multidimensional. Busca-se identificar as principais fragilidades, ou seja, as áreas que necessitam de melhorias.
O instrumento de avaliação da infraestrutura foi concebido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e aborda diversos aspectos da infraestrutura da universidade, como salas de aula, laboratórios e salas de aula especializadas, restaurantes universitários, bibliotecas, espaços de trabalho, nos diferentes Campus. Entre os itens avaliados inclui-se a acessibilidade.
A versão 2024 do instrumento de avaliação da infraestrutura passou por reformulações, entre elas a adaptação para a utilização de uma escala de 0 a 10, conforme demais instrumentos propostos pela CPA.
A avaliação da infraestrutura na UFRGS foi aplicada pela primeira vez no mês de dezembro de 2019 e teve como público-alvo os alunos de graduação, pós-graduação e docentes. Mais de doze mil pessoas contribuíram com as avaliações. Os resultados foram analisados pela CPA e encaminhados para a gestão da universidade em formato de relatório, servindo de base para o planejamento e ações de melhoria.
Os Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs) também tiveram acesso aos detalhes da avaliação relativos a suas Unidades através do Painel de Avaliação, podendo realizar análises e apresentá-las aos respectivos diretores.