Ato no dia 10 de dezembro acontece contra o PL de anistia e defesa da prisão de Bolsonaro
Na próxima terça-feira (10), movimentos sociais e sindicais convocam a todos para irem às ruas para um ato nacional para exigir o arquivamento do Projeto de Lei de anistia aos golpistas e defender a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A atividade começa às 18h e o ponto de encontro será a Ponte de Pedra (Rua Washington Luiz, 1110 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS). A mobilização é convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e conta com a participação de representantes de diversas organizações do Brasil.
A escolha da data se dá ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, ganhando um significado importante entre a defesa da democracia e os direitos fundamentais dos cidadãos. Portanto, a ASSUFRGS convida a comunidade da UFRGS, UFCSPA e IFRS e todos os trabalhadores a estarmos juntos e juntas neste momento importante em que buscamos garantir que a luta pela justiça e pela democracia se mantenha firme.
O PL 1685/2023 propõe a anistia para aqueles envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, em um movimento que tem gerado grande controvérsia. Espera-se que a mobilização ajude a pressionar os parlamentares para que o projeto seja arquivado,
Além disso, movimentos sociais também articulam um ato em defesa da prisão de Jair Bolsonaro, apontado como um dos responsáveis pelos ataques ao Estado democrático de direito durante seu governo. A pressão para que o ex-presidente seja responsabilizado criminalmente continua a crescer, e o ato no dia 10 de dezembro será uma expressão dessa demanda.
A expectativa é que o ato em 10 de dezembro ganhe grande adesão, refletindo a indignação da sociedade diante das tentativas de enfraquecer as investigações e a punição dos responsáveis pelos atentados contra a democracia no Brasil. Sigamos com a luta pela democracia e pelo Estado de Direito!