Retrospectiva 2024: ano da Greve Nacional que conquistou reajuste salarial e reestruturação do PCCTAE
Em 2024, os servidores Técnico-Administrativos fizeram uma greve de mais de 100 dias, uma das maiores de sua história! Na ASSUFRGS, os colegas da UFRGS, UFCSPA e IFRS articularam uma Cozinha Solidária, para ajudar as vítimas das enchentes.
O ano de 2024 foi marcante para os servidores Técnico-Administrativos em Educação. Uma forte greve nacional paralisou mais de 70 universidades federais de todo o país! Na base da ASSUFRGS, a adesão foi expressiva. O movimento paredista ocorreu de 18 de março a 01º de julho, sendo o Acordo de Greve assinado com o governo federal no dia 27 de junho. Como em qualquer greve, nem todas as pautas solicitadas foram alcançadas, mas foi a luta do sindicato que conseguiu pressionar o governo para avançar nas negociações, que estavam paralisadas!
Pela primeira vez, a categoria saiu com um acordo que previu a implementação de pautas estruturantes da carreira, como:
✅️ Reajuste de 14% no piso salarial até abril de 2026, sendo 9% em janeiro de 2025. O reajuste impacta aposentados, ativos e pensionistas;
✅️ 30h para todos os TAEs sem redução de salário;
✅️ Reposicionamento dos aposentados que ainda não haviam sido enquadrados no PCCTAE;
✅️ RSC – Reconhecimento de Saberes e Competências, facilitando o acesso da categoria ao incentivo à qualificação;
✅️ step de 4,1% até 2026;
✅️ oficialização do debate para a busca da democratização nas IFEs;
✅️ Nova correlação entre os níveis da carreira;
✅️ enquadramento dos servidores com IQ indireto como IQ direto;
Entre outros..
O Acordo de Greve na íntegra, bem como a tabela remuneratória atualizada, podem ser conferidos clicando aqui.
Greve Solidária
Durante a greve, os servidores da UFRGS, UFCSPA e IFRS se depararam com a situação de calamidade das enchentes que atingiram o RS. Como forma de solidariedade, a categoria elaborou uma Cozinha Solidária que funcionou na sede do sindicato do dia 07 de maio a 16 de junho. A iniciativa entregou mais de 12.000 refeições, entre marmitas (almoço e janta) e sanduíches. A cozinha solidária da ASSUFRGS foi concebida pela servidora Técnica em Alimentos e Lacticínios nos Laboratórios de Alimentos da UFCSPA, Morgana De Marco “A ideia surgiu por necessidade. Inicialmente atuei como voluntária em outras cozinhas, que fecharam por falta de luz e de água. Inicialmente tínhamos uma demanda de 64 marmitas e essa produção foi aumentando conforme o voluntariado também, tendo estudantes, servidores e amigos. No auge dos trabalhos, a produção chegou a 400 marmitas diárias.”
As refeições foram destinadas a abrigos nas comunidades da Mário Quintana e Morro Santana, pessoas desassistidas pelos governos municipal, estadual e federal. O dinheiro para custear as marmitas veio da solidariedade, sendo doado por pessoas e sindicatos de todo o Brasil, via pix; de cestas básicas e gás recebidos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e de pães produzidos e doados pelo curso de gastronomia da UFCSPA.
ASSUFRGS apresentou ao Governo Federal propostas para auxiliar servidores atingidos pela enchentes do RS
No dia 27 de maio, a ASSUFRGS, representada pela Coordenadora, Maristela Piedade, entregou ao governo federal um documento sobre os impactos das enchentes aos servidores federais do RS. O ofício foi entregue em mãos a Maneco Hassen, Secretário Executivo da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul do Governo Lula. Nossas propostas:
✅ Antecipação dos Salários de Junho e julho de 2024;
✅ Antecipação do 13º Salário na folha de junho;
✅ Extensão do Auxílio Reconstrução aos servidores atingidos, independentemente da renda, para auxiliar na reconstrução de suas vidas e propriedades.
✅ Concessão de Valor Emergencial Equivalente ao FGTS;
✅ Programa Habitacional Específico para os servidores públicos federais atingidos;
✅ Anistia de Financiamentos Imobiliários;
✅ Anistia, Suspensão ou Renegociação dos Empréstimos Consignados;
✅ Pagamento da Restituição do Imposto de Renda;
✅ Prorrogação da Prova de Vida;
✅ Licença Remunerada Temporária para servidores que tenham perdido entes queridos ou bens materiais devido à enchente.
✅ Ponto Facultativo ou Licença Remunerada de Curto Prazo;
✅ Implementação de Teletrabalho para os servidores ativos afetados;
✅ Saque Calamidade do FGTS;
✅ Suspensão de Prazos Judiciais e Administrativos;
✅ Liberação imediata de precatórios e exercícios anteriores;
PIX Solidário
Além da Cozinha Solidária, a ASSUFRGS arrecadou quantias expressivas em uma campanha de doação de PIX. foram arrecadados mais de R$60 mil em doações através da chave pix: pixrssolidariedade@gmail.com
Com o dinheiro, foi possível comprar e doar:
- + de 15 mil litros de água
- + de 3 mil refeições
- + de 1500 sanduíches
- + de 4 mil fraldas infantis
- + de 3 mil fraldas geriátricas
- + de 4 mil lenços umedecidos
- + de 100 escovas dentais
- + de 500 absorventes
- + de 100 sabonetes
- + de 50 toalhas de banho
- + de 70 escovas de dentes
- + de 90 cobertores
- + de 11 caixas d’água
Os donativos foram entregues nos seguintes locais:
- Quilombo Família Ouro
- Quilombo dos Machados
- Território indígena escola Pindó Poty
- Retomada indígena Nhe’engatu – Viamão
- Abrigo da escola Mesquita
- Abrigo casa de mulheres Mirabal
- Abrigo da ESEFID-UFRGS
- Abrigo comunitário Passo das Pedras
- Ocupação Altos do São Guilherme
- Ocupação União pela Moradia
Conquista da Paridade na UFRGS
Neste ano, a ASSUFRGS conquistou outra vitória histórica: a paridade na UFRGS! No dia 19 de julho, por 44 votos, o CONSUN da UFRGS definiu Márcia Barbosa como próxima Reitora da UFRGS, respeitando assim o cálculo paritário que colocava a então candidata à reitora a frente das demais chapas. Foram 26 votos para Ilma Brum, 1 voto para Liliane Giordani, 2 nulos e 2 brancos.
A decisão de que pela primeira vez a UFRGS teria uma consulta informal à categoria com peso paritário foi definida no CONSUN, no dia 24 de maio. No dia 11 de junho, Gabriel Focking, atual Coordenador-geral da ASSUFRGS, foi definido como presidente da CCI, Comissão de Consulta Informal do Conselho Universitário da UFRGS, quando divulgado o edital de convocação para a consulta à comunidade universitária.
UFCSPA e IFRS
Na UFCSPA, o sindicato lutou para implementar a paridade, realizando reuniões com a comunidade universitária e apresentando ao Consun uma proposta de cálculo paritário. Infelizmente, a UFCSPA decidiu por manter o sistema antidemocrático, mas a luta sai fortalecida para que a a federal da saúde consiga também avançar. Ainda por lá, neste ano tivemos a oportunidade de apresentar o sindicato aos recém empossados servidores TAEs. Momento rico de trocas e de explicar a importância da ASSUFRGS para as conquistas da categoria.
No IFRS tivemos uma grande vitória neste ano! A aquisição do prédio próprio do Campus Viamão. Uma luta antiga da comunidade do IF que agora se torna realidade. Outra frente de lutas do sindicato na base do IFRS, é o debate sobre a revisão das normativas internas da instituição (jornada, ponto eletrônico e PGD). O sindicato, através de mobilização, conseguiu espaço nos GTs que estão debatendo a normativas e cobrou da reitoria que não ocorram retrocessos para a categoria TAE. A luta continua!
Melhorias na Colônia de Férias, na Sede Campestre e na Sede Centro
Neste ano, foi dada a largada na revitalização da Sede Campestre da ASSUFRGS! Entre as melhorias que já estão disponíveis para os filiados, estão:
– Quiosques e churrasqueira revitalizadas
– Nova quadra de futebol com goleiras
– Novos utensílios para a cozinha do galpão
– Pintura, troca de telhas e dedetização do galpão
E vem mais novidades por aí!
Já na Colônia de Férias da ASSUFRGS em Garopaba/SC, a Coordenação do sindicato investiu na compra de novos eletrodomésticos. O trabalho de renovação da linha de geladeiras, fogões, ventiladores e outros itens está sendo feito aos poucos, conforme o orçamento da entidade permite. Entre as últimas compras foram adquiridos:
- 04 refrigeradores Electrolux RE31
- 10 fogões Atlas Coliseum Plus
- 11 panelas de pressão 4,4LT
- 07 Microondas Mondial 21LT
- 01 Microondas Mondial 34LT
- 09 Liquidificadores
- 07 Ventiladores de mesa
- 01 Forno Elétrico Philco 60LT
- 05 Smart TVs Philco 24 LED
- 05 Microondas Philco 20 LT
- 10 ventiladores de coluna turbo (08 deles foram instalados nos apartamentos 01 a 08, considerados mais quentes pelos colegas da categoria)
- 02 Refrigeradores Electrolux DC35A
Na Sede Centro do Sindicato, revitalização! Foram realizadas as pinturas de todos os corredores do sindicato e do auditório no terceiro andar. Bem como a pintura do pátio, localizado aos fundos do terreno. O terraço também foi renovado, para impedir infiltrações.
Retomada do Conselho Fiscal e do Conassufrgs
Também foi um ano importante para as instâncias que compõem o sindicato! Conseguimos eleger um novo Conselho Fiscal, além de dar início aos trabalhos do IV Conassufrgs, que tem previsão para ocorrer em abril do próximo ano. Por enquanto, a Comissão responsável pelo regimento do congresso segue trabalhando.
Vitórias Jurídicas!
2024 ficou marcado por inúmeras vitórias do jurídico do sindicato. Entre os destaques estão as seguintes vitórias:
- Ação do PSS sobre 1/3 de férias UFRGS
- Ação do PSS sobre 1/3 de férias UFCSPA
- Ação do Auxílio-Creche na UFCSPA
- Ação da Licença-Prêmio na UFCSPA
- Ação do fator divisor para os vigilantes da UFRGS
Também entramos com uma ação coletiva para reaver as quantias devidas pelo PASEP. Se favorável, irá beneficiar servidores da ativa e aposentados.
A luta continua!
Chegamos ao final do ano de 2024 com a certeza de que somente a luta muda a vida! Para 2025, o sindicato irá seguir firme na mobilização pela garantia da totalidade do Acordo de Greve e luta permanente para que os Aposentados e Pensionistas da categoria jamais fiquem para trás.
Que 2025 seja de mais vitórias da mobilização da ASSUFRGS Sindicato!
Retrospectiva 2024 em fotos:
Janeiro
25 de janeiro – A primeira reunião do Conselho de Representantes em 2024 ocorreu em formato híbrido. Ao todo, marcaram presença 40 colegas da categoria, entre representantes e coordenadores do sindicato. O debate foi sobre a agenda de lutas do sindicato, IV Conassufrgs e Comitê Gestor do Cedem. Relembre aqui.
31 de janeiro – realizada a anual foto da comunidade Trans da UFRGS.
__________
Fevereiro
18 de fevereiro – ASSUFRGS participou do Ato Antirracista em solidariedade a Everton Goandete. Homem negro vítima de uma tentativa de homicídio enquanto trabalhava no sábado (17) e, ao denunciar o crime, foi algemado e detido pela Brigada Militar. Relembre aqui.
___________
22 de fevereiro – A ASSUFRGS aderiu ao dia de Paralisação Nacional dos servidores públicos federais por reajuste salarial e aperfeiçoamento da carreira. Na ocasião, a ASSUFRGS realizou seminário e ato em defesa dos direitos dos trabalhadores da UFRGS, UFCSPA e IFRS. No período da tarde, foi realizado um ato no Campus do Vale.
________
23 a 24 de fevereiro – Integrantes do GT Mulher da ASSUFRGS participaram da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos.
________________
29 de fevereiro – O 2º encontro do Conselho de Representantes da ASSUFRGS realizado em 2024 definiu a Comissão responsável por redigir o regimento do IV Conassufrgs entre outras. Relembre aqui.
_____________
Março
04 de março – Para repudiar a decisão antidemocrática da gestão Bulhões, que através de um despacho divulgado no dia 01º tentou derrubar a paridade na UFRGS, trabalhadores e estudantes da Universidade, mesmo em período de férias, reuniram-se em frente aos portões da reitoria para protestar (ainda havia portões).
_______________
04 de março – Neste dia foi dada a largada no que viria a ser uma das greves mais longa da ASSUFRGS. A categoria lotou o Auditório da Fabico e decidiu ampliar a mobilização na base rumo a entrada em greve com nova assembleia a ser realizada no dia 11 de março. Relembre como foi a assembleia.
__________________
08 de março: divulgamos à categoria mais uma vitória jurídica da ASSUFRGS. A partir de uma ação coletiva ajuizada pelo sindicato, a justiça declarou que colegas do IFRS têm direito ao pagamento do terço de férias e da gratificação natalina com incidência do abono de permanência. Saiba mais.
_________________
11 de março: dia histórico para os TAEs da UFRGS, UFCSPA e IFRS! Em Assembleia Geral da categoria, foi deflagrada a greve por reajuste salarial e aperfeiçoamento da carreira. O movimento grevista que duraria mais de 100 dias, teve início no dia 18 de março. Relembre como foi a assembleia.
_______________
13 de março – Realizada a 1ª reunião do Comando Local de Greve que definiu a agenda de lutas dos primeiros dias do movimento paredista.
__________
14 de março – Neste dia ocorreu a anual Marcha do Dia Internacional das Mulheres, reuniu uma multidão na Esquina Democrática, localizada no coração do Centro de Porto Alegre. ASSUFRGS marcou presença!
_________
15 de março – Na manhã deste dia, o presidente Lula e uma comitiva de ministros do governo federal, entre eles o Ministro da Educação, Camilo Santana, estiveram em Porto Alegre para a apresentação dos investimento do “novo PAC” no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. A ASSUFRGS esteve presente com cartazes chamando a atenção para as pautas da greve da categoria!
Fotos: Christopher Dalla Lana
_________
15 de março – A coordenadora-geral da Assufgrs, Tamyres Filgueira, teve a oportunidade de conversar com o Ministro da Educação, Camilo Santana. Na ocasião, ela entregou o parecer da destituição do Reitor bolsonarista e interventor da UFRGS, Carlos Bulhões, juntamente com o documento da Fasubra contendo as pautas e reivindicações da greve nacional dos servidores Técnico-Administrativos em Educação.
________
18 de março – 1º dia de greve na UFRGS, UFCSPA e IFRS foi marcado por panfletagens em diferentes campi da base.
____________
18 de março – 2ª reunião do CLG definiu as comissões da greve. Relembre aqui.
_____________
19 de março – Ocorreu na Sala 605 da Faculdade de Educação da UFRGS, a 1ª Assembleia Geral da Greve dos servidores técnicos da UFRGS, UFCSPA e IFRS. O encontro contou com mais de 200 pessoas, lotando o espaço destinado ao evento. A mesa foi composta pelos Coordenadores da ASSUFRGS, Tamyres Filgueira e Ricardo Souza, e o Coordenador do Conselho de Representantes, Rafael Berbigier. Foi aprovado durante a Assembleia Geral de Greve a entrega de um ofício solicitando uma reunião do Comando Local de Greve da ASSUFRGS com a reitoria da UFRGS. Ao final da Assembleia, colegas se deslocaram até a entrada do prédio da reitoria pra entrega do documento no Gabinete do Reitor.
___________
18 de março – Em reunião com a ASSUFRGS, reitor do IFRS sinaliza apoio e afirma que não haverá perseguição.
___________
19 de março – Delegação da ASSUFRGS presente nas primeira reuniões do Comando Nacional de Greve da Fasubra.
_______
20 de março – ASSUFRGS presente no ato em frente ao MEC em Brasília.
______
20 de março – Registros das diversas atividades de greve, realizadas nos prieiros dias do movimento paredista. Entre elas, reunião no Campus do Vale, no IFRS Rolante, barracão de greve no Campus Centro, atividades na UFCSPA, no IA, Arquitetura, Prograd, CLN e muitas outras.
____________
21 de março – A 3ª reunião do Comando Local da Greve da ASSUFRGS ocorreu no Auditório da Sede Centro do sindicato.
__________
21 de março – ASUFRGS em atividade de GREVE em Brasília. Comando Nacional de Greve realizou ato em frente ao Ginásio Regional de Ceilândia, onde presidente Lula estava presente para o lançamento do Plano Juventude Negra Viva.
__________
22 de março: Em reunião com a ASSSUFRGS Sindicato, a vice-reitora da UFCSPA, Jenifer Saffi, informou que a reitoria da instituição apoia a greve dos Técnico-Administrativos em Educação e firmou compromisso de que não serão permitidos casos de assédio e perseguição aos grevistas.
_________
22 de março – Atividade de Greve no Campus do Vale da UFRGS acompanhou a aula aberta com Jeferson Tenóio no ILEA. Aproveitamos a casa cheia para dialogar com os estudantes sobre a greve da categoria.
_________
25 de março – Divulgada duas vitórias jurídicas da ASSUFRGS. Em uma delas, o sindicato ganhou na justiça o pagamento retroativo do auxílio-creche dos trabalhadores da UFCSPA. Saiba mais. Em outra boa notícia, servidores da UFCSPA ganharam o direito aos valores das licenças-prêmio não usufruídas. Relembre.
_________
25 de março – Registro de diversas atividades de greve. Grevistas fixaram faixas sobre a GREVE dos TAEs nos Campi Centro e Olímpico da UFRGS. Montaram barracão de greve na UFCSPA, onde dialogaram com a vice-reitora. Debateram a importância da greve com a comunidade da Esefid, da Engenharia e setores como SEAD, Cesup e outros. Além disso, enviaram ao IFRS Canoas materiais da greve!
_________
26 de março: Dia de Assembleia Geral de Greve que lotou o Auditório do Prédio 03 da UFCSPA e aprovou uma caravana à Brasília. No mesmo dia foi realizada uma Assembleia Geral de Filiados que aprovou chamada extra para o fundo de greve.
_________
26 de março – Mais atividades de greve mobilizaram a categoria em diferentes campi da base da ASSUFRGS.
_________
29 de março: O Comando Local de Greve da ASSUFRGS Sindicato esteve reunido no Auditório da Faculdade de Farmácia da UFRGS. A mesa foi composta pelos integrantes do CLG, Rafael Berbigier, Maristela Piedade e Charles Almeida.
___________
Abril
01 de abril – Dia de intensas mobilizações na greve dos TAEs. Estivemos no IFRS PoA e no quarteirão da Reitoria da UFRGS, em atos de repúdio aos 60 anos da ditadura militar. Realizamos um seminário sobre a conjuntura do golpe e da greve de 1984 na UFRGS, caminhamos nas ruas do centro e descerramos a placa dos expurgados no Campus Central da UFRGS. Pela tarde, ocorreram mais arrastões de greve para dialogar com os colegas da categoria, estudantes e professores da UFRGS, UFCSPA e IFRS.
___________
02 de abril – A ASSUFRGS Sindicato realizou no Salão Nobre da UFCSPA, um seminário sobre alterações na carreira propostas pelo GT de reestruturação do PCCTAE na CNSC Comissão Nacional de Supervisão da Carreira.
_________
02 de abril – Registro da delegação da ASSUFRGS no CNG em Brasília
_________
02 de abril – Ocorreu nova reunião do CLG com a Reitoria da UFCSPA, com a presença da Reitora Lúcia Pellanda, da Progesp representada por Ana Vasquez e Fernando Gavron e do Gabinete da Reitoria representado por Karina Nascimento. Administração reafirmou apoio à greve.
_________
03 de abril – ASSUFRGS participa de ato de GREVE na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
_______
03 de abril – Assembleia Geral de Greve reúne mais de 250 pessoas no Pátio da FACED. Categoria aprova caravana à Brasília e nova orientação para o registro de ponto na UFRGS.
_______
05 de abril – Em reunião com ASSUFRGS, Fórum dos Reitores das Universidades Públicas e IFs do RS sinaliza apoio aos grevistas.
_________
05 de abril – A mobilização seguia firme na greve da ASSUFRGS. Naquela semana ocorreram: debate sobre a carreira; visitas e conversas em diferentes unidades da base; envelopamento no Campus Saúde; movimentação no Campus do Vale; conversas com a comunidade do IFRS e UFCSPA; entre outras.
_________
08 de abril – Delegação da ASSUFRGS no Comando Nacional de Greve marcou presença na Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos no Senado Federal.
________
08 de abril – Tivemos envelopamento do Campus do Vale + Veterinária, roda de conversa com os estudantes da Esefid, visitação à Camara de Vereadores de Poa e reunião do GT Aposentados e Pensionistas.
________
10 de abril – Delegação da ASSUFRGS presente na solenidade de abertura da exposição “Direito à Verdade” na Câmara dos Deputados, com a Deputada Luiza Erundina, que é parte da luta por Memória, Verdade e Justiça. A faixa segurada é uma cópia de uma obra de Elias Andreato representando os horrores da tortura cometida pela ditadura. Obra essa que foi negada de ser exposta pela presidência da câmara.
________
11 de abril – Ao completar 1 mês de movimento paredista nacional, a ASSUFRGS realizou uma assembleia geral de Greve com cerca de 300 pessoas na Sala 102 da FACED. A categoria aprovou a proposta de reajuste dos benefícios apresentada pelo governo, mas decidiu pela continuidade da greve por reajuste salarial e aperfeiçoamento da carreira. Relembre aqui.
___________
12 de abril – Seguem as mobilizações de greve em diferentes campi da base da ASSUFRGS.
___________
16 de abril – Na Câmara dos Deputados, ocorreu uma audiência pública da Comissão de Legislação Parlamentar, que teve como tema: “Processo democrático de destituição do reitor interventor da UFRGS”, através do requerimento da Deputada Federal Fernanda Melchionna (PSOL- RS). Delegação da ASSUFRGS no Comando Nacional de Greve estava presente. Relembre aqui.
_____________
15 de abril – A ASSUFRGS realizou uma atividade de greve no Colégio de Aplicação, com o objetivo de dialogar com a comunidade de técnicos, docentes e estudantes sobre a atual Greve dos Técnicos-administrativos em educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS. A data também marcou os 70 anos da Instituição.
______
19 de abril – Chamado como “Dia D 100% greve” a data foi marcante por reunir centenas de colegas da categoria em uma grande vigília em frente à Faced. Em Brasília, ocorria a 4ª Reunião da Mesa Específica e Temporária, que acabou com uma nova proposta do governo de 0% de reajuste, dando continuidade ao movimento paredista.
_____
16 a 18 de abril – ASSUFRGS participa de Caravana à Bras´pilia para pressionar o governo pelas pautas da greve!
Fotos: Christofer Dalla Lana
_____
22 de abril: Registros de mais uma semana intensa de mobilização da greve, em diferentes campi da base.
_____
23 de abril – A GREVE CONTINUA! Em Assembleia Geral, TAEs da UFRGS, UFCSPA e IFRS rejeitam proposta do governo e decidem pela continuidade do movimento. Relembre aqui.
_____
24 de abril – Ocorreu em frente à sede do Ministério da Educação (MEC), um ato unificado dos Comandos Nacionais de Greve da Fasubra e do Sinasefe. Delegação da ASSUFRGS esteve presente!
_____
24 de abril – ASSUFRGS entregou aos parlamentares da Câmara dos Deputados, ofícios do CNG pedindo apoio à greve dos TAEs.
_____
24 de abril – ASSUFRGS marcou presença na mobilização unitária dos servidores públicos do estado do RS, em frente ao Palácio Piratini. Além de demonstrar solidariedade aos companheiros, conseguimos importante espaço na mídia, com entrevistas às TVs Band e SBT, inclusive com entrada ao vivo na programação! Levando assim nossa pauta de GREVE para novos alcances.
_____
25 de abril – Em Curitiba, ASSUFRGS participa da entrega das pautas de greve ao representante do Ministério de Ciência e Tecnologia.
_____
25 de abril – Seguindo em greve nacional, a Fasubra Sindical assinou neste dia o Termo de Compromisso nº 01/24, que reajusta benefícios (saúde, alimentação e creche) de servidores(as) públicos(as) federais. A categoria aceitou o reajuste, mas permaneceu em greve pela reposição salarial e aperfeiçoamento da carreira. A assinatura do termo de compromisso ocorreu no DNIT, representantes da ASSUFRGS no Comando Nacional de Greve estiveram presentes em vigília em frente ao prédio.
_____
26 de abril – Atividade de GREVE no IPSSCH UFRGS – Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Momento de trocas entre diferentes segmentos da comunidade universitária, sobre a importância das lutas por melhores condições de trabalho e uma educação pública, gratuita e de qualidade.
26 de abril – Intérpretes de Libras cobram do MEC e MGI valorização da carreira nas IFEs
______
Maio
02 de maio – ASSUFRGS lança campanha solidária “RS URGENTE!” para arrecadação de dinheiro para as vítimas das enchentes. Relembre aqui.
______
02 de maio – Greve Solidária: movimento grevista da UFRGS, UFCSPA e IFRS volta esforços para o auxílio às vítimas das enchentes no RS! Desde este dia (02), o movimento grevista, deflagrado em 18 de março, optou por cancelar todas as atividades comuns para uma greve, como assembleias, atos e panfletagens, pela urgência que atingiu o povo gaúcho: a sobrevivência diante da maior calamidade climática da história do Brasil. Colegas de diferentes unidades da base do sindicato voltaram suas energias para auxiliar em abrigos para aqueles que perderam tudo nas enchentes, preparativos de marmitas, entrega de donativos e distribuição de água em diferentes pontos da cidade, principalmente em áreas indígenas, assentamentos e quilombos. Também foi dado amplo apoio material e pessoal ao abrigo construído na Esefid UFRGS, nas ações solidárias na UFCSPA e na triagem de medicamentos doados na Faculdade de Farmácia da UFRGS. Os grevistas se envolveram de maneira coletiva ou mesmo individual, em diversos pontos da cidade.
______
02 de maio – Em reunião, FASUBRA e ANDES cobram MEC pelo fim das intervenções nas universidades federais. Rui Muniz, representante do Comando Local de Greve da ASSUFRGS no CNG e a docente Maria Ceci Misoczky estiveram presentes e se posicionaram pelo fim imediato da intervenção na UFRGS, alertando para a necessidade de respeitar a autonomia universitária e a vontade expressa pela comunidade na deliberação do Consun pela destituição.
________
02 de maio – Em Brasília, greve das IFEs realiza atos em frente ao MEC e ao Palácio da Alvorada. ASSUFRGS presente através dos delegados do sindicato no CNG.
_____
04 de maio – ESEFID UFRGS e IFRS Canoas acolhem desabrigados das enchentes. Bem como o campus Alvorada do IFRS, e o IFRS Porto Alegre, que viraram pontos de entrega de mantimentos. Muitos colegas técnico-administrativos se envolveram com o movimento que tomou conta do RS. A greve toma novos objetivos e contornos solidários.
_____
05 de maio – Registros de um dos dias da Cozinha Solidária, atividade de greve que teve início na UFCSPA e de pois foi expandida para a sede centro da ASSUFRGS.
_____
06 de maio – Grevistas da base da ASSUFRGS, fazem apelo para a continuidade das doações e participação de todos nas atividades da greve solidária.
_____
06 de maio – ASSUFRGS oferece estadia solidária na Sede Garopaba aos filiados que precisem de alojamento. Lembre como foi o regulamento.
_____
06 de maio – Entre as diversas ações de solidariedade que os colegas grevistas da UFRGS, UFCSPA e IFRS participaram nesta segunda-feira (06), estiveram o preparo de mais de 500 marmitas e o mutirão na Faculdade de Farmácia da UFRGS, onde estão sendo centralizadas doações de medicamentos.
_____
08 de maio – Registros de ações da greve solidária. Atividade em Viamão levou água para os Quilombos da Zona Sul e Aldeias Indígenas da região.Somente neste dia foram três turnos de preparação de marmitas para entrega em abrigos. Quentinhas sendo preparadas na sede centro do sindicato. Mobilização também na UFCSPA com ajuda aos desabrigados. Foram cerca de 300 marmitas e 100 sanduíches que foram enviados para um grupo de resgate de Santa Catarina, a ACM Morro Santana e o lar de idosos Maria Rosa. Começam a chegar na Colônia de Férias em Garopaba, doações da comunidade local em apoio à estadia solidária organizada pela ASSUFRGS.Participação na equipe de saúde voluntária no CTG Inhanduí, na Vila Nova , onde estão abrigadas mais de 100 pessoas. 95 marmitas entregues ontem em uma abrigo no Belém Velho. Presença de colegas da categoria auxiliando no abrigo montado na Esefid UFRGS. Grevistas também estão articulados nas ações organizadas na UFCSPA. Ajuda voluntária em abrigo em SL.
_____
10 de maio – Registro dos delegados da ASSUFRGS que estavam no Comando Nacional de Greve em Brasília, retornando para o RS, para auxiliar nosso estado e reencontrar os familiares. Eles estavam fora do RS no período das enchentes.
_____
10 de maio – DCE e ASSUFRGS na entrega de água potável na ocupação Altos da São Guilherme
_____
10 de maio – Registros de um dia de intensas mobilizações na greve solidária da ASSUFRGS. ️ Entre elas Entrega e donativos na Av. 21 de Abril, ponto de chegada dos resgates na Zona Norte de Porto Alegre. Entrega de marmitas para o Quilombo Areal. Vila Cruzeiro foi outro destino que recebeu ajuda de colegas da categoria. Cozinha solidária da ASSUFRGS segue na produção de alimentos aos desabrigados. Auxílio no abrigo da ESEFID UFRGS. Seguimos presentes na triagem dos medicamentos na Faculdade de Farmácia da UFRGS. Doações continuam chegando na estadia solidária na Colônia de Garopaba.
_____
17 de maio – Divulgamos que a campanha “RS Urgente” puxada pela ASSUFRGS, já tinha arrecadado mais de R$55 mil em doações! Confira o vídeo com o balanço da ação solidária:
______
14 de maio – Registros de mais um dia de Cozinha Solidária na sede centro da ASSUFRGS Sindicato.
______
15 de maio – Recebemos nesta tarde, doações de alimentos da Conab do Governo Federal! Os donativos foram utilizados na cozinha solidária montada pela ASSUFRGS Sindicato e DCE UFRGS, onde produzimos diariamente marmitas e lanches para os desabrigados, vítimas das enchentes.
______
16 a 29 de maio – Registros de diversos dias da Cozinha Solidária da ASSUFRGS.
______
16 de maio – Os Coordenadoras de Cultura, Esporte e Lazer da ASSUFRGS, Rosane e Gilson, agradecem as doações destinadas ao abrigo solidário da Sede Campestre de Garopaba.
______
17 de maio – Neste dia, a Greve Solidária publicou um vídeo com um balanço das doações para a campanha solidária organizada pela ASSUFRGS. Até aquele dia , haviam sido arrecadadas mais de R$55 mil reais em doações!
______
21 de maio – Em nova reunião de negociação, o governo seguia irredutível, com proposta de 0% de reajuste para os TAEs. Uma lembrança de que a luta da greve conquistou!
______
24 de maio – ASSUFRGS realizou um levantamento dos colegas da categoria que foram atingidos pela enchente. Os resultados ajudariam a moldar as estratégias para uma solicitação de ajuda que o sindicato enviou posteriormente ao governo federal.
_____
24 de maio – ASSUFRGS publicou dois vídeos com balanço das atividades da Cozinha Solidária e depoimentos de quem participou da ação. Relembre:
_____
24 de maio – Dia histórico, primeiro de muitos ao longo deste ano ao se tratar da paridade. Neste dia, o CONSUN UFRGS aprovou assento eleitoral com peso igual às categorias! “É um momento histórico que consagra uma luta de décadas da nossa categoria de técnicos administrativos em educação, dos discentes e dos docentes. É um passo fundamental para a democratização da UFRGS e uma resposta contundente à intervenção autoritária que recaiu sobre nós com a intervenção bolsonarista. A UFRGS se prepara para um novo tempo, superando entraves autocráticos dos períodos anteriores e aponta do que é possível e necessário mudar, valorizando a contribuição dos segmentos da comunidade acadêmica”, destaca Charles Almeida, representante TAE na Comissão do Assento Eleitoral, junto às colegas Ângela Fernandes e Vivian Ayres.
_____
27 de maio – ASSUFRGS entregou ao governo federal proposta de ações para auxiliar servidores federais no RS, após as enchentes de maio. A ASSUFRGS Sindicato, foi representada pela Coordenadora, Maristela Piedade. . O ofício foi entregue em mãos a Maneco Hassen, Secretário Executivo da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul do Governo Lula.
______
28 de maio – Assembleia Geral da ASSUFRGS, em formato virtual devido aos impactos das enchentes, rejeitou proposta do governo Lula e aprovou a continuidade da greve. Confira a contraproposta que foi construída pela categoria na época.
_____
Junho
04 de junho – Registro da delegação da ASSUFRGS rumo ao Comando Nacional de Greve em Brasília.
_____
07 de junho – Ação da Greve Solidária é realizada em frente à Reitoria da UFRGS. Na ocasião foi organizada a preparação de mais de 150 marmitas para os atingidos pela enchente.
______
11 de junho – Neste dia a Comissão de Consulta Informal (CCI) divulgou o edital de convocação para a consulta à comunidade universitária da UFRGS, dando o “start” no processo que levararia à eleição da primeira reitoria eleita via paridade. O presidente da CCI foi técnico-administrativo em educação Gabriel Focking, atual Coordenador-geral da ASSUFRGS. No dia 13, foram sorteadas as chapas, o registro abaixo é deste momento.
______
11 de junho – Registros das atividades de Greve que começaram na UFCSPA e foram para as ruas, para os sinais, dialogar com a população dos motivos, necessidades e urgências que colocam os TAEs em Greve.
______
14 de junho – A semana em fotos! Cozinha Solidária da Assufrgs, Delegação da Assufrgs em Brasília somando-se às caravanas de todos estados do Brasil na luta dos TAE’s e Ato contra o PL 1904 – O projeto de lei que prevê pena para vítimas de estupro que tentarem abortar mesmo nos casos previstos em lei.
______
16 de junho – Cozinha Solidária organizada pela greve dos técnicos da UFRGS, UFCSPA e IFRS encerra atividades com mais de 12 mil refeições entregues!
____
18 de junho – Em Assembleia Geral de Greve, os servidores TAEs decidiram pela manutenção da greve iniciada no dia 18 de março. Além disso, foi aprovado que a categoria enviará ao Comando Nacional de Greve uma série de pontos que devem ser incorporados em uma nova contraproposta a ser apresentada ao governo federal. A assembleia da ASSUFRGS Sindicato contou com a presença de 255 colegas da categoria.
_____
21 de junho – O encerramento da Cozinha Solidária da Assufrgs foi lindo! A cerimônia não poderia ser diferente, com comida. Ocupamos o Laboratório de Alimentos da UFCSPA para a última produção de marmitas. Ao final, realizamos um almoço coletivo com os colegas em greve da UFRGS, UFCSPA e IFRS. Obrigada a todas e todos que fizeram esse projeto sair do papel e contribuíram com tempo, carinho e conhecimento para nossa cozinha solidária. Seguimos!
_____
25 de junho – Recebemos doação de uma carreta LOTADA de mantimentos: alimentos, roupas, cobertas, berços, produtos de higiene, ração para animais, casas pet, água potável e muito mais! A doação chegou para a ASSUFRGS do interior de São Paulo, uma inciativa louvável do grupo Gaúchas de Indaiatuba.
_____
27 de junho – Em Assembleia Geral de Greve, a categoria aprovou a manutenção da greve com realização de nova Assembleia Geral na segunda-feira, 01º de julho, às 09h. A assembleia na próxima semana terá como foco a análise da última versão do acordo de greve enviada pelo governo à Fasubra ainda na manhã daquele dia.
_____
27 de junho – No final da tarde desta quinta-feira (27), a Fasubra e o Sinasefe assinaram o Acordo de Greve, conforme deliberado pela maioria das assembleias de base e integrantes do Comando Nacional de Greve. Relembre o Acordo de Greve.
_______
Julho
01º de julho – Assembleia Geral encerrou greve na UFRGS, UFCSPA e IFRS, com retorno ao trabalho dia 02. Aprovado estado de greve na UFRGS pela garantia da paridade na consulta à reitoria. Relembre aqui.
_____
05 de julho – ASSUFRGS assina acordo de greve com Reitoria do IFRS.
_____
05 de julho – A comunidade universitária da UFRGS realizou um protesto em frente à reitoria da universidade, em defesa da PARIDADE. O objetivo da mobilização foi dialogar com os membros do Conselho Universitário, que realizou mais uma sessão no prédio da administração central. Um dos motes dos cartazes e faixas era o respeito à Consulta Paritária e o respeito às decisões do CONSUN.
______
09 de julho – Ocorreu reunião online entre a Comissão de Consulta Informal da UFRGS e o Secretário de Ensino Superior do MEC, Prof. Alexandre Brasil. Relembre aqui.
______
10 de julho – Reunião entre a Comissão de Consulta Informal da UFRGS e Paulo Pimenta, Secretário Extraordinário da Presidência da República. Leia o relato.
______
11 de julho – A ASSUFRGS Sindicato assinou acordo de greve com o regramento da reposição de atividades represadas na UFCSPA.
_____
15 de julho – Coordenação da ASSUFRGS renova Acordo Coletivo com os funcionários do sindicato.
______
19 de julho – Vitória histórica! CONSUN reafirma a paridade e elege lista tríplice indicando Márcia Barbosa e Pedro Costa para a reitoria da UFRGS. A ASSUFRGS convocou para este dia uma PARALISAÇÃO, para que os colegas comparecessem em peso para acompanhar a decisão do conselho. Relembre aqui.
_____
27 de julho – A Assufrgs realizou nesta quinta feira, 27 de Julho a doação de diversos itens de alimentação. higiene, além de ração e acessórios para animais. A ação destinou-se à colegas e terceirizados atingidos pela enchente. Também houve a entrega de doações no Quilombo dos Machado e na Ocupação Periferia no Centro, que recebe cerca de 40 famílias desabrigadas atualmente.
_____
Agosto
_____
02 de agosto – Ação de entrega de doações de itens de limpeza, alimentos e roupas na Ocupação Periferia no Centro.
_____
09 de agosto – ASSUFRGS assina acordo de Greve com a UFRGS. Confira o relato do momento.
____
09 de agosto – Conselho de Representantes da ASSUFRGS aprova realização de seminário sobre RSC e demais pontos do acordo de greve. Relembre os encaminhamentos.
______
14 de agosto – Reunião dos TAEs da UFCSPA de mobilização pela paridade.
______
21 de agosto – ASSUFRGS e sua assessoria jurídica realizaram reunião com os vigilantes da UFRGS para relatar sobre a vitória na ação do fator divisor para os vigilantes. Foram tratados detalhes cruciais sobre o andamento da execução da sentença. O encontro teve como foco a análise dos cálculos em andamento e a definição dos próximos passos para assegurar que todos os direitos dos servidores sejam efetivamente cumpridos.
______
22 de agosto – A ASSUFRGS realizou uma nova leva de entrega de doações para entidades e associados atingidos pela enchente. Foram entregues alimentos, água e materiais de limpeza. Dentre os destinos das doações, esteve o Projeto CAD (Crescer, Aprender e se Divertir), que existe desde 2018 e atualmente atende 80 crianças com atividades que vão desde reforço escolar à capoeira e futebol.
______
22 de agosto – A Assufrgs esteve na Estação Experimental da UFRGS localizada em Eldorado do Sul para uma reunião com os colegas TAE’s da unidade. Com a presença da Coordenadora Maristela Piedade e das advogadas Julia Mielczarski e Barbara Oliveira do escritório Rogério Viola Coelho foram tiradas dúvidas sobre as ações do PSS e PASEP. Também foram explicadas as mudanças na carreira após a greve de 2024. A ação contou com a coorganização do representante sindical José Adair Rocha de Souza.
_____
22 de agosto – ASSUFRGS e assessoria do sindicato realizam uma reunião sobre a ação coletiva do PASEP. O encontro lotou o auditório da Sede Centro do sindicato.
_____
30 de agosto – Assembleia Geral da ASSUFRGS aprova participação do sindicato no Comitê Universitário Suprapartidário em apoio à candidatura de Maria e Tamyres. Confira outros encaminhamentos. No mesmo dia ocorreu Assembleia Geral de Filiados que aprovou substituição de coordenadores.
_____
Setembro
02 de setembro – ASSUFRGS participou do lançamento do Comitê Universitário Suprapartidário em apoio à candidatura de Maria do Rosário e Tamyres para prefeitura de Porto Alegre.
____
04 de setembro – A Coordenação da ASSUFRGS participou da recepção aos novos servidores TAEs da UFCSPA. Na ocasião, conseguimos apresentar aos recém empossados, as lutas organizadas pelo sindicato.
____
05 de setembro – ASSUFRGS realizou um Ato-Almoço em frente ao Prédio 01 da UFCSPA defendendo a implementação da PARIDADE, por mais democracia na universidade. No mesmo dia, a ASSUFRGS, DCE e APG apresentaram ao Consun proposta de resolução com peso paritário para a consulta à reitoria.
____
05 de setembro – Conselho de Representantes aprova alterações no Regimento e Normas da Colônia de Férias em Garopaba.
____
09 de setembro – Registros do Encontro Mensal de Aposentados e Pensionistas na sede da Assufrgs, com a presença da Coordenadora Maristela Piedade. Na pauta, o Encontro Nacional de Aposentados e o Encontro de Aposentados em Garopaba.
____
10 de setembro – A 2ª reunião sobre a ação coletiva do PASEP reuniu colegas da categoria no auditório do IGEO, no Campus do Vale da UFRGS.
_____
11 de setembro – A ASSUFRG realizou o “Seminário: Termo de Acordo de Greve: das Conquistas aos Temas Pendentes”. A atividade ocorreu presencialmente na Sala 102 da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS e foi transmitida ao vivo pelo YouTube da entidade, assista aqui.
____
11 de setembro – Em Assembleia Geral a categoria definiu as linhas gerais que seriam defendidas pela delegação do sindicato na próxima Plenária Nacional da Fasubra, que seria realizada nos dias 28 e 29 de setembro. Relembre aqui.
____
16 de setembro – Comunidade da UFCSPA organizou reunião aberta para debater a paridade.
____
17 de setembro – A ASSUFRGS Sindicato esteve em reunião com a nova Reitoria da UFRGS, mesmo dia em que o reconhecimento do voto paritário foi confirmado pelo Governo Federal, por meio da nomeação da professora Márcia Barbosa como reitora da Universidade. Confira o relato do encontro.
_____
18 de setembro – Na tarde da sessão do Consun que definiria se a universidade iria adotar ou não a paridade, a ASSUFRGS realizou um café em frente ao Prédio 01, onde fica localizada a sala de reuniões do conselho. No ato, participaram integrantes da comunidade da UFCSPA e também da UFRGS em apoio por mais democracia na federal da saúde. O café serviu como uma forma de chamar a atenção da comunidade da UFCSPA para a votação que poderia democratizar a escolha da próxima reitoria. Infelizmente, o Consun da UFCSPA optou por não avançar na democracia e decidiu manter a consulta à reitoria com cálculo de 70/15/15.
_____
24 de setembro – Neste dia, a Coordenação da ASSUFRGS, apresentou aos filiados as melhorias na estrutura da Sede Campestre do sindicato. Confira o vídeo:
_____
25 de setembro – Delegação da ASSUFRGS rumo a Brasília para a Plenária Nacional da Fasubra! Eleitos pela categoria, os representantes do sindicato acompanharam um seminário sobre as recentes alterações na carreira e cobraram da federação a realização de uma forte luta nacional pelo cumprimento do Acordo de Greve, incluindo as 30 horas para todas e todos!
_____
26 e 27 de setembro – Seminário da Fasubra debateu sobre as diretrizes do RSC, proposta dos Cargos Amplos e alterações nos desenvolvimentos da carreira. Delegados da ASSUFRGS participaram.
____
27 de setembro – Posse da 1ª Reitoria da UFRGS eleita com paridade lota o Salão de Atos com promessa de diálogo entre segmentos.
_____
Outubro
04 de outubro – Conselho de Representantes aprova adesão ao calendário nacional de luta pelo cumprimento do acordo de greve.
____
08 de outubro – Colegas da categoria realizaram panfletagens em diferentes unidades da base da ASSUFRGS, convocando para a PARALISAÇÃO de 48h em defesa do Acordo de Greve!
____
11 de outubro – ASSUFRGS realiza doações a comunidades carentes em alusão ao dia das crianças.
____
15 de outubro – A delegação da ASSUFRGS marca presença no XI Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas da FASUBRA. O evento ocorreu na Universidade de Brasília (UnB).
____
15 de outubro – A ASSUFRGS Sindicato realizou PARALISAÇÃO de 48h, nos dias 15 e 16 de outubro. O Dia Nacional de Paralisação dos TAEs (15), ficou marcado por um Seminário sobre as alterações que estão previstas na carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) a partir do Acordo de Greve assinado entre sindicato e governo federal, em junho deste ano. o evento ocorreu no Centro Cultural da UFRGS. Assista aqui.
____
16 de outubro – Importantes Assembleias de Filiados e Geral retomaram um dos espaços mais relevantes para a luta dos trabalhadores da UFRGS: o vão e o saguão da reitoria. A Assembleia Geral de Filiados aprovou o regimento eleitoral do Conselho Fiscal e nome de novo Coordenador Jurídico do sindicato. Já a Assembleia Geral aprovou o estado de greve na UFRGS, UFCSPA e IFRS pelo cumprimento do acordo de greve.
____
16 de outubro – Reunião entre ASSUFRGS e PROGESP aborda estrutura da nova Pró-Reitoria, revisão da flexibilização de jornada e renovação do PGD. Confira o relato.
___
17 de outubro – Em reunião com reitoria do IFRS, ASSUFRGS cobra não retrocesso na jornada de trabalho e apoio ao cumprimento do acordo de greve.
_____
22 de outubro – A UFRGS deu início ao processo de retomada da Comissão de Flexibilização da Jornada de Trabalho, a ComFlex, conforme a Portaria n° 6875/2024. O principal objetivo é ampliar o horário de funcionamento de diversos setores para 12 horas ininterruptas, com servidores atuando em turnos de seis horas diárias. A expectativa é que a medida beneficie tanto os técnicos administrativos quanto a comunidade interna e externa que utiliza os serviços da universidade.
_____
26 de outubro – Festa dos 73 anos da ASSUFRGS reúne mais de 300 pessoas na Sede Campestre do Sindicato. A festa trouxe como atrações dois shows ao vivo, a roda de samba e pagode composta apenas por mulheres Roda Caçamba e a Gabi Nogueira, em formato voz e violão, com músicas da MPB, pop e sertanejo. Além das atrações musicais, o evento contou com almoço, incluindo opção vegana, venda de chope artesanal e distribuição gratuita de refrigerante e água. Um espaço dedicado à diversão das crianças foi montado, com cama elástica, tobogã inflável, mesas de jogos, recreacionistas e outras atividades.
____
Novembro
04 de novembro – A ASSUFRGS, em conjunto com seu Conselho de Representantes, reuniu-se com a Reitoria da UFRGS para discutir o apoio à reivindicação de cumprimento integral do acordo de greve dos técnico-administrativos em educação, firmado em 2024. Representando o sindicato, estiveram presentes Gabriel Focking, coordenador-geral, e os membros do Conselho de Representantes, Mariane Quadros e Rafael Berbigier.
_____
05 de novembro – Em reunião, a Coordenação da ASSUFRGS e integrantes do Conselho de Representantes debateram com a reitora da UFCSPA, Lúcia Pellanda, e o chefe de gabinete, Magno de Oliveira, o apoio ao cumprimento do acordo de greve firmado com o Governo Federal. Pela ASSUFRGS, estiveram presentes a Coordenadora, Morgana de Marco, e as integrantes do Conselho de Representantes, Andréia Duprat e Mariane Quadros.
_____
08 de novembro – Comissão responsável por organizar o regimento do IV Conassufrgs se reúne na sede centro do sindicato.
_____
11 de novembro – Registros do encontro mensal do Gt Aposentados e Pensionistas, que contou com a presença do GEAP Saúde.
_____
13 de novembro – Conselho de Representantes da ASSUFRGS debate PGD, flexibilização e defesa do RJU.
_____
18 de novembro – Vitória para comunidade do IFRS Viamão! Neste dia, ocorreu a assinatura da aquisição da sede própria do Campus Viamão. A estrutura ocupada pela instituição, que até então era cedida pelo Tecnopuc Viamão, foi comprada pelo Ministério da Educação (MEC) por R$42 milhões.
_____
18 a 27 de novembro – 19º Encontro dos Aposentados e Pensionistas em Garopaba/SC.
_____
21 de novembro – UFRGS realiza foto anual de negros e negras!
_____
22 de novembro – ASSUFRGS celebra a memória das vítimas do acidente de 1994 no Salão de Atos. A atividade marcou os 30 anos do fato. A cerimônia pode ser assistida na íntegra, clicando aqui.
_____
27 de novembro – Campus Litoral Norte da UFRGS comemorou 10 anos em manhã de celebração e homenagens. ASSUFRGS marcou presença na cerimônia.
_____
28 de novembro – Assembleia Geral aprova realização de seminário sobre os impactos do pacote de corte de gastos e adesão às lutas: “fim da escala 6×1” e “sem anistia”. No mesmo dia, o sindicato realizou uma Assembleia Geral de Filiados que aprovou a aquisição de um novo veículo para a entidade.
____
Dezembro
03 de dezembro – Os coordenadores da ASSUFRGS, Gabriel Focking e Ricardo Souza, reuniram-se com o Coordenador de Segurança da UFRGS, Mozart Simões. A reunião foi um espaço de apresentação da nova coordenadoria. Confira o relato.
____
04 de dezembro – ASSUFRGS realiza seminário sobre o Arcabouço Fiscal e o Novo Pacote de Cortes, com transmissão ao vivo no canal do sindicato no YouTube. O economista David Deccache foi o palestrante, com mediação de Ricardo Souza. Assista:
____
05 de dezembro – Ocorreu na Sala dos Conselhos da UFRGS a cerimônia de entrega do Título de Servidor Técnico-Administrativo em Educação Emérito a Silvio Roberto Ramos Corrêa. Conduzida pelo vice-reitor Pedro Costa, a cerimônia contou com falas de Maria Conceição Lopes Fontoura e Rafael Berbigier de Bortoli, que relataram a importância de Silvio para a trajetória da universidade. O público lotou o plenário, entre eles familiares do homenageado, o vereador de Porto Alegre Roberto Robaina e os ex-reitores da universidade, Wrana Panizzi e Hélgio Trindade.
____
06 a 09 de dezembro – A Coordenação de Aposentados e Pensionistas realizou um passeio à Estação Experimental Agronômica da UFRGS. Oportunidade de conhecer de perto um dos espaços mais ricos da universidade.
____
10 de dezembro – UFRGS instaurou a Comissão da Memória e da Verdade para investigar violações ocorridas na universidade durante a ditadura. Confira a reportagem.
____
10 de dezembro – No Dia Internacional dos Direitos Humanos, Porto Alegre foi uma das capitais a realizar o Ato Público Nacional com o tema “Sem Anistia para Golpistas”. A manifestação aconteceu na Ponte de Pedra, no Centro Histórico. A base da ASSUFRGS marcou presença na mobilização.
_____
11 de dezembro – Conselho Fiscal da ASSUFRGS Gestão 2024-2026 é empossado em cerimônia na sede do sindicato. Confira quem são os colegas da categoria que assumiram este desafio.
____
13 de dezembro – O coordenador da ASSUFRGS, André Telles, participou do ato pelo fim da escala 6×1. Iniciado na Esquina Democrática, a mobilização marchou até o Zaffari da Andradas, mesmo debaixo de forte chuva, para protestar contra os casos de escala 10×1 denunciados pelos funcionários do supermercado. A manifestação contou com o apoio dos populares e trabalhadores das lojas do centro de Porto Alegre.
___