Notícia

Em atividade extensionista, alunos de Psicologia Social da UFRGS realizam ações com estudantes da EJA

Durante o mês de dezembro de 2024, alunos da cadeira de Psicologia Social I da UFRGS fizeram ações com a comunidade escolar da Educação de Jovens e Adultos da Escola Emílio Massot. A atividade com a EJA se insere nos programas do Núcleo de Extensão e Pesquisa Antirracista e Anticapacitista (NEPARC). 

Em um primeiro momento, a turma de Psicologia Social I, composta por diversos cursos, como Psicologia, Jornalismo, Relações Públicas, Arquivologia, Museologia, Design de Produto, Design Gráfico, Biblioteconomia e Veterinária, foi até a escola para trocar experiências com os alunos da EJA. A atividade foi conduzida pela coordenadora do NEPARC e professora da cadeira de Psicologia Social I, Raquel da Silva Silveira. 

Com a formatura da turma da EJA se aproximando, os alunos da UFRGS ouviram suas expectativas para o evento, que simbolizava o encerramento de um ciclo e, ao mesmo tempo, o início de uma jornada. 

A fim de capturar este momento, os universitários proporcionaram uma sessão de fotos profissionais para os formandos da Escola de Jovens e Adultos. Para isso, contaram com o apoio da empresa SIX Formaturas (POA), a qual emprestou as togas completas para as fotos. As câmeras foram emprestadas pelo Núcleo de Fotografia da FABICO, através da técnica de laboratório Gisele Endres. 

A formanda da EJA, Nilza Francisca Matheus de Quadros, de 63 anos, conta que teve que largar os estudos quando o filho nasceu. Porém, quando o filho crescesse, o plano de Nilza era voltar a estudar, o que se concretizou. “Fiquei radiante de felicidade no dia das fotos. Eu me senti muito importante e acolhida pelos alunos da UFRGS”, relata. Além disso, a formanda salienta que o momento da formatura se tornou muito emocionante em função da sua idade. “Foi um sentimento de dever cumprido”, complementa.

Por fim, os alunos da UFRGS também construiram um manual com informações importantes para a continuidade dos estudos que foi entregue no dia da formatura.

Uma das responsáveis pela construção do guia foi Laura Leão Corino, do curso Design Visual. A aluna comenta que o que mais a admirou foi a determinação deles em continuar estudando, seja em busca de um ensino superior ou técnico, mesmo enfrentando tantos desafios. Ela acredita que uma das motivações é a busca por melhores oportunidades de emprego e remuneração, possíveis através da busca pela educação.

Pensando nisso e levando em consideração uma fala do professor Alex Sander Oliveira, que criticou o fato da universidade não ter sido feita para eles — por ser difícil, pouco acessível e burocrática —, Laura decidiu desenvolver um guia intitulado “Próximos Passos”. O guia reúne informações essenciais para os recém-formados do EJA, ajudando-os a entender os caminhos possíveis para alcançar seus objetivos. Ele inclui orientações sobre como ingressar no ensino superior ou técnico, uma lista de cursinhos pré-vestibulares populares, explicação sobre os programas ProUni e Fies e recursos que tornam o caminho mais acessível e menos intimidador.

Segundo Laura, foi emocionante ver como um gesto simples transformou aquele momento em uma conquista significativa e cheia de orgulho para eles. “Durante a atividade com a turma, nosso objetivo era tornar a formatura deles um momento mais especial. Percebi que muitos não estavam animados e nem planejavam comparecer à cerimônia. No entanto, ao sugerirmos uma sessão de fotos com beca e capelo, onde poderiam trazer amigos e familiares, a reação foi completamente diferente, ficaram super empolgados”, comenta.

Além dos registros fotográficos, a turma realizou entrevistas com os professores e professoras da escola para montar um vídeo de homenagem aos formandos, e elaboraram convites para a cerimônia, a serem entregues a familiares e amigos.

Para a professora da turma da EJA, Caroline Mascela Barroso, a interação entre os estudantes causou impactos positivos e significativos para todos os envolvidos. Houve aumento da motivação e interesse pelo estudo, assim como o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas, o que trouxe para eles um aumento da autoconfiança. “Esse trabalho me chamou a atenção pelo impacto social, pois trouxe, nesta integração cidadã, o desenvolvimento de redes de apoio na realização da organização da formatura. Ficou percebido o aumento da esperança e do otimismo nas perspectivas futuras dos formandos”, afirma Caroline.

De acordo com o professor Alex Sander Oliveira, a presença dos alunos da UFRGS ajudou os alunos da EJA noturno a realizarem o sonho de ter a sua formatura do ensino médio. “A gente sabe o quanto é importante para pessoas que não conseguiram estudar por diversas razões terem esse momento especial. Isso significa uma virada na vida, a possibilidade de fazer o ensino superior e a disputa por novas vagas no mercado de trabalho”, declara.

A atuação do NEPARC com a Escola Estadual Emílio Massot acontece há 3 anos. A ação com a turma da EJA de Ensino Médio integra a proposta de curricularização da extensão, proporcionando experiências de trocas de saberes entre alunos de diferentes realidades sociais.

A formatura aconteceu no Auditório do Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana (IPSSCH), em função de um problema de infraestrutura na escola Emílio Massot.

Confira, a seguir, a sessão de fotos feita pelos alunos da UFRGS: