Curso gratuito que prepara para o ENEM “VAMOS! Educação Popular” abrirá inscrições na próxima semana
A partir da próxima quarta-feira, 15 de janeiro, interessados poderão se inscrever no “VAMOS! Educação Popular”, um curso preparatório para o ENEM, com sede em Esteio, totalmente gratuito e voltado para estudantes de baixa renda. O objetivo do projeto é promover a educação como recurso de inclusão, oferecendo aos estudantes, nos mais diferentes níveis de escolaridade, oriundos da educação pública ou bolsistas integrais do sistema privado, a oportunidade de preparo para acesso ao ensino superior, via ENEM, PROUNI e SISU.
Em 2024, o Vamos! Educação Popular conseguiu levar 8 alunos à aprovação na UFRGS, nos cursos: Direito, História, Letras, Nutrição, Enfermagem, Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo. Estudante do cursinho e aprovado em Arquitetura e Urbanismo na UFRGS, Gustavo da Silva de Melo conta que estudou a vida inteira em escola pública e que não se sentia preparado para fazer o vestibular. Ele conta que conheceu o Vamos pelas redes sociais e que desde a primeira entrevista ele se sentiu muito acolhido. “Eu comecei a perceber que esse sonho de entrar na federal era uma possibilidade real, ainda mais com o apoio deles”, comenta.
O aluno também menciona que mesmo quando ele e os colegas se sentiam desmotivados e desacreditados de sua própria capacidade, o projeto incentivava os alunos a continuar trilhando o caminho rumo à aprovação. “Além de me preparar para o vestibular, o curso me ajudou no meu desenvolvimento pessoal. Acho importante que ele continue existindo para que outras pessoas tenham essa possibilidade de transformação social”, afirma Gustavo.
As inscrições deverão ser feitas somente de maneira on-line. A divulgação começará no dia 15 de janeiro via Instagram (@vamoseducacaopopular), que é a rede social utilizada para atender a comunidade. Os coordenadores do curso contam que irão presencialmente nas escolas estaduais de Esteio para entregar um folder com informações básicas e um QR Code para os interessados fazerem sua inscrição.
Alunos que não são de Esteio também podem participar, porém, num geral, é difícil ter alunos de outros municípios em função do transporte. As aulas ocorrem presencialmente no período da noite, o que acaba dificultando o deslocamento.
O Vamos! Educação Popular é composto por voluntários que acreditam no poder da educação. Todos envolvidos, desde coordenadores à professores colaboradores, caminham com a mesma percepção: a educação muda as pessoas, ela abre novas portas, transforma realidades, é capaz de mexer em estruturas e mudar caminhos.
Além de professores dedicados que ministram suas respectivas disciplinas, o curso dispõe de uma equipe psicossocial que tem a função de atender e dar suporte aos alunos, a partir de palestras com a turma e atendimentos esporádicos particulares, orientar para o uso de benefícios estudantis e organizar a avaliação docente pelo discente.
Sabendo que muitos dos alunos enfrentam jornadas duplas de estudo e trabalho e frequentemente chegam diretamente ao curso, sem tempo para voltar para casa, são oferecidos lanches todas as noites. Ainda, para aqueles que enfrentam dificuldades com o custo das passagens, também é fornecido suporte financeiro.
Como não há a cobrança de nenhum tipo de mensalidade, valor pelos lanches ou taxa de qualquer natureza, a contribuição que o curso recebe para o seu funcionamento básico vem dos colaboradores. Quem tiver interesse em contribuir, pode fazer sua doação pela chave pix 54.703.253/0001-50. É possível também adotar um aluno, que consiste na colaboração mensal de R$100,00.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto: (@vamoseducacaopopular).