IFRS é contemplado para ofertar cursos aos egressos do sistema prisional no segundo ciclo do Projeto Alvorada
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está entre as 23 instituições selecionadas para implementar um curso teórico-prático voltado a egressos do sistema prisional. Trata-se do segundo ciclo do Projeto Alvorada, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Por meio de uma parceria entre os campi da Região Metropolitana, o IFRS vai ofertar o curso de Microempreendedor Individual em 2025. O projeto visa possibilitar o acesso ao mercado de trabalho, pelas vias do emprego, do empreendedorismo e das atividades no âmbito da economia popular e solidária.
São desenvolvidas aulas teóricas, práticas introdutórias e avançadas, além da implementação dos Núcleos de Inclusão Social e Produtiva, metodologia criada para este segundo ciclo, a fim de promover novos negócios e geração de renda. As aulas devem ocorrer na cidade de Porto Alegre, durante oito meses, totalizando 720 horas, com início entre março e abril.
A seleção dos estudantes será conduzida pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do Estado, com base nas análises do perfil dos estudantes, realizadas por psicólogos que atuam no apoio aos egressos da 2ª turma do ciclo. Compõem a grade curricular disciplinas como Administração e Marketing, Comportamento Empreendedor e Empreendedorismo Social e Inovação. Todos os estudantes regulares receberão bolsas como forma de favorecer e possibilitar o acesso e a permanência na formação.
A instituição foi contemplada através do edital de chamamento público da Senappen, que investirá mais de R$ 15 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). As ações formativas visam o fortalecimento da reintegração e empregabilidade para atender a Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional (PNAPE).
O IFRS participou do ciclo anterior do Projeto, oportunidade na qual 17 egressos do sistema prisional foram certificados em janeiro de 2023 no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Empreendedorismo Social.