Notícia

10ª edição do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa inicia na segunda-feira (20)

Comemorando os dez anos de trajetória, o Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa (FSMPI) acontecerá de 20 a 24 de janeiro de 2025, em Porto Alegre. Os eventos acontecerão, majoritariamente, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, mais especificamente no Plenarinho e Sala de Convergência e Comissões.

Programação e inscrições

A programação visa enfatizar os eixos que norteiam o fórum, que são: Envelhecimento Saudável,  Saúde; Cidade Amiga do Idoso/RENADI; Educação; Habitação; Trabalho/Empreendedorismo e Inclusão Digital; Intergeracionalidade; Cultura /Esporte e Lazer; Fundo do Idoso (Municipais/Estaduais/Nacional); Meio Ambiente, Sustentabilidade; Diversidade e Deficiência.

A programação completa pode ser acessada no site do Fórum Mundial Social. Para se inscrever no evento, basta acessar o formulário, clicando aqui. Ele também está disponível na bio do Instagram do projeto (@fsm.pi).

Abertura Cultural

Na próxima segunda-feira (20), das 18 às 22h, acontece a Abertura Cultural, na Concha Acústica Eva Sopher, do Multipalco do Teatro São Pedro, com as atrações: Divas da Alegria, Invernada Mirim do CTG Carreteiros do Sul (IFSul Pelotas-RS), Duo Accordi (BSB) e Lua Mágica. A noite encerrará com o espetáculo Jayme Caetano Braun “Um Século de Arte”, com Izabel L’Aryan, Renato Fagundes e Grupo.

O ingresso para a abertura cultural é a doação de 1kg de alimento não perecível e/ou produto de limpeza/higiene para a Casa do Artista Riograndense.

Na sequência, a partir das 16h, acontece a solenidade de abertura oficial, com a participação de representantes de instituições e movimentos sociais e autoridades, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Apoio

Pelo Governo do Estado, o Fórum conta com o apoio da Secretaria de Cultura, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, além do Conselho Estadual do Idoso. Também conta com o apoio da TVE, Rádio FM Cultura e da Assembleia Legislativa, sede principal do evento. Toda a programação será transmitida pela TV e Rádio ALRS e seus canais: na TV a cabo, pelo YouTube, ou pelo Facebook .

Pelo município, são parceiros do FSMPI a Prefeitura de Porto Alegre e a Câmara de Vereadores. Ainda são parceiros OAB-RS, ANG, UERGS, Sebrae-RS, Ciclos 50+, Rede de Saúde da Divina Providência, Fundação São João e Defensoria Pública do RS.

Histórico

Em 2001 aconteceu o I Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. O FSM foi um espaço criado por movimentos sociais e organizações da sociedade civil, em contraposição ao Fórum Econômico Mundial, que vinha reunindo anualmente líderes empresariais e políticos em Davos, na Suíça, para discutir questões do capitalismo globalizado. 

Já em 2005 iniciam os primeiros Fóruns Temáticos e Regionais e, em 2015, considerando a amplitude e seriedade do tema “Envelhecimento Saudável”, nasce a proposta do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa. O FSMPI foi criado a partir da necessidade de dar voz aos idosos, tendo em vista que o mundo vive nas últimas décadas uma reviravolta na pirâmide etária devido à queda na fecundidade e natalidade e aumento da longevidade.

Foto: Giovanni Disegna/Ascom SJCDH