Notícia

VER-SUS na UFRGS é escolhido como projeto piloto pelo Ministério da Saúde

O projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), realizado pela Escola de Enfermagem e de Saúde Coletiva (EENFSC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi visitado e discutido como projeto com os assessores técnicos da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde (MS), Andreia Ferreira de Lima e Carlos Nobre e Silva Filho.

A iniciativa foi reconhecida como projeto-piloto do Programa Nacional de Vivências no SUS, lançado em dezembro de 2024. A UFRGS será a primeira de sete experiências planejadas para 2025. O objetivo é promover uma formação crítica e colaborativa, alinhada às necessidades do SUS, além de fomentar soluções locais e intercâmbios entre regiões. O programa busca fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade, consolidando modelos inovadores de gestão no sistema de saúde brasileiro.

Para Andreia, a portaria que institui o programa torna essas vivências permanentes, envolvendo estudantes, docentes, trabalhadores da saúde e movimentos sociais. Já Carlos, enfatiza a importância da iniciativa da UFRGS próxima ao lançamento do programa ministerial. Neste contexto, o VER-SUS na Escola de Enfermagem e de Saúde Coletiva ganhou o apoio do Ministério da Saúde, que o insere como projeto-piloto na modalidade de vivências.

De acordo com os assessores, esses projetos buscam “fortalecer a formação de profissionais que tenham uma visão crítica da saúde, alinhada às necessidades da população que utiliza o SUS, fomentando práticas colaborativas, o trabalho em equipe e a promoção da equidade nos serviços de saúde”. O Vivências no SUS, segundo ele, também “se preocupa em consolidar modelos de gestão inovadores no Sistema Único de Saúde em todo o território nacional”.

A EENFSC da UFRGS recebe, de 11 a 17 de janeiro, cerca de 150 estudantes de todo o país para o projeto VER-SUS. Coordenado pelas professoras Daniela Dallegrave e Rosana Maffacciolli, com apoio do Diretório Acadêmico de Enfermagem (DAEE) e do Centro Acadêmico de Saúde Coletiva (CAESC), o projeto busca aproximar estudantes da realidade do SUS, promovendo vivências, seminários e atividades de Educação Permanente em Saúde.

Segundo os organizadores, o VER-SUS oferece uma visão ampliada sobre os desafios e potencialidades do sistema, preparando futuros profissionais para atuar com consciência crítica e colaborativa. A iniciativa contou com suporte do Ministério da Saúde, Rede Unida, OPAS e diversos parceiros, além do envolvimento direto de unidades e serviços da UFRGS, como a Pró-Reitoria de Extensão e o Restaurante Universitário.

Confira maiores informações e a notícia na integra no site da Enfermagem e de Saúde Coletiva.

Foto: Escola de Enfermagem e de Saúde Coletiva