ASSUFRGS pressiona administração central da UFRGS sobre o retorno do Horário de Verão
Desde o final do ano passado, a ASSUFRGS Sindicato tem solicitado à administração central da UFRGS a retomada da jornada reduzida para 6 horas durante o período de férias escolares. Conhecido como “Horário de Verão UFRGS”, o regime foi uma prática amplamente adotada em anos anteriores, trazendo benefícios para os(as) trabalhadores(as) da universidade, além de promover economia para a instituição.
Apesar da solicitação formal e dos reiterados contatos realizados pela Coordenação do Sindicato, não houve resposta até a semana passada. Em novo contato com o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, foi informado que a reitoria está aguardando a implantação plena da flexibilização da jornada e do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) para avaliar as implicações de uma nova edição do Horário de Verão.
A ASSUFRGS Sindicato destaca que o Horário de Verão já demonstrou ser uma medida eficaz, que atende tanto às demandas da categoria quanto à necessidade de racionalização de recursos da universidade. Além disso, é uma iniciativa que considera as condições específicas do período de férias acadêmicas, quando o fluxo de atividades administrativas e acadêmicas tende a ser reduzido.
O Sindicato segue acompanhando o tema e reforça seu compromisso com a defesa dos direitos dos(as) técnico-administrativos(as) em educação. Continuaremos dialogando com a reitoria e buscando soluções que contemplem os interesses da categoria e da instituição.