Projetos de dois campi do IFRS são selecionados no Edital Redes Antirracistas
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) teve dois projetos selecionados no Edital Redes Antirracista, promovido pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB).
Os contemplados foram “Eu sou o Samba! O ritmo da resistência como instrumento educativo”, do Campus Alvorada, e “Relações étnico-raciais e de gênero na implementação da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do IFRS”, do Campus Rolante.
Os projetos escolhidos têm como objetivo o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à igualdade racial, com foco em ensino, pesquisa e extensão. As atividades contarão com a participação de servidores e estudantes bolsistas, com previsão de execução até novembro de 2025. As duas propostas estão entre as quase 100 submetidas no país, das quais 60 foram selecionadas.
Conheça os projetos do IFRS
Eu sou o Samba! O ritmo da resistência como instrumento educativo” – Campus Alvorada.
Iniciado em 2023, busca consolidar o samba como ferramenta educativa e cultural destacando seu potencial transformador. Partindo da riqueza das composições e da crítica social presente no ritmo, a iniciativa propõe uma abordagem pedagógica que ultrapassa os espaços formais de ensino, alinhando-se aos princípios da educação libertadora. Reconhecido como uma das ações representativas dos 15 anos da rede profissional e tecnológica, o projeto realiza encontros e oficinas temáticas que exploram a história social do samba. Essas atividades buscam resgatar as raízes culturais brasileiras e debater questões como racismo, violência de gênero e pobreza. Além disso, visa promover a formação de ritmistas, oferecendo oportunidades para que o samba seja também uma fonte de renda.
Coordenado por Aline Oliveira com a colaboração de Marlise Paz.
Relações étnico-raciais e de gênero na implementação da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do IFRS – Campus Rolante
Investiga a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), as relações de gênero e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Física, no contexto da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do IFRS, implementada em 2019.. A pesquisa analisa como professores integram esses temas às práticas curriculares na educação física escolar dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. As atividades envolvem os 17 campi da instituição. As ações são desenvolvidas em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Antirracismo, Gênero e Juventude (Gepea) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) do campus.
Coordenado por Luciano Corsino
Saiba mais informações sobre o edital no site do do IFB
Fonte: IFRS
Foto: Yandex