Coordenadora do Conselho de Representantes informa sobre o andamento da COMFLEX
Na Assembleia Geral da ASSUFRGS realizada na última quarta-feira, Mariane Quadros, Coordenadora do Conselho de Representantes, trouxe atualizações sobre demandas levadas à Reitoria: COMFLEX, também sobre a compensação do recesso de final de ano por meio de capacitações e a implementação do horário de verão.
Os trabalhos da Comissão de Flexibilização foram finalizados no final de janeiro, resultando em uma portaria que remove entraves criados pela gestão anterior e torna a flexibilização mais acessível. Entre as mudanças, destaca-se a recomendação de um mínimo de três servidores por setor. Outro ponto debatido foi a possibilidade de coexistência da flexibilização, do teletrabalho e do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no mesmo setor, tema que já conta com parecer favorável da Comissão de Flexibilização.
Além disso, a coordenadora do Conselho de Representantes destacou que, no final de 2024, foram apresentadas à Reitoria duas propostas: a compensação do recesso de final de ano por meio de capacitações e a implementação do horário de verão. Embora a capacitação tenha sido aceita, a proposta do horário de verão foi negada sob a justificativa de aguardar definições sobre a flexibilização.
No entanto, como a flexibilização não será implementada neste verão, Mariane reforçou a importância da demanda pelo horário reduzido, especialmente diante das altas temperaturas e da ausência de climatização adequada em diversos setores da universidade. Além do conforto térmico dos trabalhadores, a medida também contribuiria para a economia de energia elétrica nos espaços climatizados.
A pauta segue em discussão, com novas mobilizações previstas para pressionar pela melhoria das condições de trabalho dos técnicos administrativos. A reunião com a reitoria acontecerá no dia 25 de fevereiro.
Na mesma assembleia, o Arthur Bloise informou a posição da administração sobre a implementação do horário de verão. Confira na íntegra a notícia sobre o tema.