DCE da UFRGS organiza ato por um território livre do nazismo
Na próxima segunda-feira (24), em frente à Faculdade de Educação da UFRGS (FACED), ocorrerá uma manifestação para pressionar a universidade e lutar por uma UFRGS livre do nazismo, tendo em vista o ocorrido durante a cerimônia de Formatura de Engenharia Minas, Materiais e Metalúrgica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quando um indivíduo compareceu ao evento com símbolos semelhantes a suásticas pintados no rosto. A concentração começara às 9h, e o início do ato está agendado às 9h30.
O episódio desta terça-feira (18), marca um dos mais graves crimes cometidos dentro da UFRGS. Infelizmente, não é um caso isolado. Outras manifestações nazifascistas já aconteceram dentro da universidade. É por isso que, além da anulação do diploma de Vinícius Krug, será defendido que a Federal do Rio Grande do Sul seja um território livre do fascismo e que crie protocolos eficazes de punição para todos os crimes de ódio identificados.
Um dos integrantes da gestão 2025 do DCE, Lucas Fagundes menciona a importância do ato como um recado diante de um crime grave e que não pode ficar impune. “A universidade precisa se posicionar, assim como tem feito. Mas precisa fazer mais, precisa estudar a anulação do diploma do aluno, precisa avançar na criação de protocolos que combatam esse tipo de ação. Não é a primeira vez que a gente tem que lidar com casos de supremacia branca na UFRGS e nós queremos que seja a última, é muito difícil que seja, mas nós vamos batalhar por isso”, afirma Lucas.