Notícia

Em 1ª reunião do ano, Conselho de Representantes da ASSUFRGS debate adesão ao Dia Nacional de Paralisação, 11/03

Na última quarta-feira (19), ocorreu a primeira reunião ordinária do Conselho de Representantes da ASSUFRGS em 2025. O encontro foi realizado no Auditório da Sede Centro do sindicato. Compuseram a mesa, Mariane Quadros e Rafael Berbigier de Bortoli, Coordenadores do CR. Confira o relato de cada um dos temas da pauta:

1) Cumprimento do acordo de greve + PGD / FLEXIBIIZAÇÃO.  

Rafael informou os conselheiros sobre a situação do reajuste de 9%, mais 0,1% de reajuste no sptep, que seguem no aguardo da aprovação da LOA no Congresso Nacional, necessitando uma mobilização nacional para pressionar os parlamentares. Somente com a aproção da Lei Orçamentária os impactos financeiros serão liberados. Também foi explorado o entendimento sobre as regras de transição para a aceleração por capacitação, nova progressão por mérito, que passou de 18 pra 12 meses. A CNSC/MEC enviou ao governo uma Nota com orientações que devem ser repassadas às IFEs. Confira aqui. O Coordenador acrescenta que serão retomados os trabalhos do GT da RSC na CNSC. 

Mariane acrescentou que a Fasubra está chamando paralisação em março, no dia 11, com todas as instituições de ensino para exigir o “Cumprimento do acordo de greve” – “Aprovação da Lei e da Medida provisória” – “30 horas” – “Conclusão dos GT’s que deveriam ter encerrado em dezembro”. A assembleia do dia 25 da ASSUFRGS deverá tirar os delegados para a plenária da Fasubra e votar sobre esse indicativo de paralisação. A pauta da plenária nacional da Fasubra será: 1) Informes da DN; 2) Substituições na DN; 3) Análise de Conjuntura; 4) Calendário de Atividades pelo cumprimento do Acordo de Greve n°
11/2024.

Encaminhamentos:

  • Assembleia Geral da ASSUFRGS em 25/02, às 14h, na Faced irá deliberar sobre a adesão ao Dia Nacional de Paralisação pelo cumprimento do acordo de greve!
  • Imprensa criará uma proposta de material para chamar o dia 11 de março.
  • Será solicitado um parecer jurídico para a assessoria da ASSUFRGS sobre não haver incompatibilidade legal entre PGD e flexibilização, a exemplo que foi no IRS. Proposta é encaminhar via ofício esse parecer jurídico para as três Reitorias junto com um documento político.

2) Informes:

Mariane informou sobre o andamento da Comflex na UFRGS. A Coordenadora comunicou que os trabalhos da nova normativa da flexibilização foi finalizado e que deve ser entregue na próxima semana. Entre as novidades está a possibilidade de pessoas com FG, flexibilizarem. Para aderir à flexibilização o setor terá que ter preferencialmente 3 pessoas e as equipes podem se reordenar. Aprovaram uma manifestação justificando que o mesmo setor pode estar em teletrabalho e flexibilizado (para atender 12h interruptas).

Gabriela e André relatam sobre a quantidade de representação técnica no conselho do CPD. Pelo regimento, deveriam ter 07 vagas de TAE’s, mas a administração está sugerindo a diminuição para 06 cadeiras, segundo eles pelo fato de uma diretoria estar vazia (PDI). Outra questão na unidade é que o PGD atinge o CPD, de forma específica, com aumentos dos dias presenciais.

Maristela informa sobre Assembleia Geral da ASSUFRGS, que ocorrerá no dia 25/02, na Sala 102 da Faced, às 14h. Na pauta, a eleição para delegados na Plenária da Fasubra em março. Informa também sobre a contratação provisória da funcionária Elaine para apoio da secretaria a fim de que a funcionária Rejane possa organizar o IV CONASSUFRGS. Maristela também informa sobre os planos de saúde da UFRGS. O sindicato está dando seguimento junto à PROGESP para que logo seja resolvida alguma alternativa para os custos excessivos da saúde complementar.

Luci informa que o hospital da FAVET está necessitando de melhorias, que após as chuvas muitas goteiras surgiram na estrutura. A situação já foi repassada para a Suinfra. A servidora informa que a Reitoria fez uma visita para saudar o início das aulas e também os servidores relataram os problemas estruturais, que segundo informe da reitoria, será encaminhado. Luci também informa que a Marcha das Mulheres está confirmada para sábado, dia 08 de março.