DestaquesNotícia

Servidores da UFRGS, UFCSPA e IFRS paralisam atividades pela aprovação do orçamento e cumprimento do Acordo de Greve

Nesta terça-feira (11), servidores TAEs da UFRGS, UFCSPA E IFRS compareceram ao ato organizado pela ASSUFRGS, em função da Paralisação Nacional. A concentração ocorreu às 9h, no pátio da Faced. Em meio ao retorno do semestre da UFRGS, houve uma aula aberta relatando à comunidade universitária os impactos do atraso da aprovação da LOA (Lei Orçamentária Anual) no Congresso Nacional. Durante as falas, foi pontuado o quanto esse atraso prejudica o orçamento das universidades e IFs para este ano.

Outro ponto de debate foi a falta do cumprimento do Acordo de Greve por parte do Governo Federal. Foi defendida, então, a alteração da MP 1286/2024, garantindo o reajuste salarial e o cumprimento do acordo.

Ao final da aula pública, os manifestantes marcharam até o saguão da reitoria da UFRGS para pedir à administração da instituição a assinatura da portaria da flexibilização, que foi elaborada por um grupo de trabalho e entregue à reitoria, e aguarda assinatura da gestão. A flexibilização proporcionará que os setores que atendem diretamente os estudantes possam funcionar nos três turnos, algo essencial para a universidade que tem aulas de manhã, de tarde e à noite.

Maristela Piedade, coordenadora da ASSUFRGS, destacou a importância de mobilizar todos os servidores públicos diante da ameaça à estabilidade na carreira pública. “É um avanço que não podemos deixar existir. Precisamos estar atentos aos próximos concursos”, afirmou, enfatizando a gravidade da situação e a necessidade de uma resposta unificada.

Uma delegação da ASSUFRGS viajará ainda esta semana para Brasília, onde ocorrerão atos e mobilizações para pressionar o Congresso Nacional pela aprovação da LOA.

Galeria de Fotos