UFRGS divulga Ofício confirmando pagamento do reajuste para início de maio
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comunicou na segunda-feira (24) que os servidores da instituição, tanto ativos quanto aposentados e pensionistas, serão beneficiados com o reajuste salarial previsto pela Medida Provisória Nº 1.286, de 31 de dezembro de 2024. O reajuste salarial é uma vitória da greve da categoria, realizada em 2024. Os pagamentos foram liberados após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que ocorreu no Congresso Nacional em 20 de março de 2025, e que aguarda a sanção do Presidente da República.
Segundo o Ofício, são beneficiados do reajuste todos os servidores ativos, assim como os aposentados e pensionistas em regime da paridade, ou seja, aqueles que têm sua remuneração reajustada na mesma proporção e na mesma data que os servidores ativos. Os aposentados e pensionistas com fundamento na média contributiva têm seus benefícios atualizados pelo reajuste do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), que ocorreu em janeiro de 2025.
A Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI informou que está adotando medidas para implementar no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE, na folha de pagamento de abril/2025 (crédito no início de maio), os reajustes e reestruturações estabelecidas pela Medida Provisória Nº 1.286, de 31 de dezembro de 2024.
A Secretaria informou que os ajustes envolverão a atualização das tabelas de remuneração dos cargos efetivos, comissionados e das gratificações, bem como a reestruturação de cargos, alteração do posicionamento dos servidores conforme a base cadastral de 1º de janeiro de 2025, e o acerto retroativo dos vencimentos desde janeiro de 2025. Todos esses ajustes serão lançados na folha de pagamento de abril (crédito no início de maio), com pagamento retroativo de janeiro a março.
Novas informações serão encaminhadas e/ou disponibilizadas no site desta Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Confira o Ofício: