IFRSNotícia

Programa PartiuIF: estudantes do 9º ano da Rede Pública podem se inscrever para cursos gratuitos nos campi do IFRS

A iniciativa tem como objetivo ofertar aulas e atividades voltadas à recuperação de aprendizagens em Português, Matemática e Ciências da Natureza. Estudantes do nono ano de escolas públicas poderão se inscrever até 03 de abril de 2025.

Estão abertas a partir desta quinta-feira, 27 de março de 2025, as inscrições para a seleção de estudantes dos cursos do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades (PartiuIF) ofertados nos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os cursos são gratuitos e voltados a alunos do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas. As informações estão publicadas no Edital IFRS 28/2025.

Será oferecida uma turma por campus: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. São 40 vagas por turma, com exceção do Campus Veranópolis, que vai contar com 30 vagas. No total, o IFRS terá 670 estudantes no PartiuIF.

A previsão é que as atividades do Programa tenham início no mês de abril e sejam concluídas em novembro. Os estudantes selecionados receberão uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 200,00, desde que alcancem a frequência mínima de 75% a cada mês da formação teórica e prática do curso.

Inscrições 

As inscrições poderão ser feitas das 14h do dia 27 de março até as 23h59min do dia 3 de abril de 2025 exclusivamente pela internet, no endereço ingresso.ifrs.edu.br/prematricula.  Não há cobrança de taxa. Para os candidatos que necessitarem, os campi do IFRS disponibilizam computador e impressora para a realização da inscrição (os endereços estão detalhados no edital).

O candidato deve escolher apenas uma das unidades do IFRS para cursar. É necessário estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos. O estudante precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral –  RG). Não poderá ser usado o número de documento dos pais para se inscrever. 

Em caso de mais inscritos do que vagas, será priorizado o público em maior vulnerabilidade socioeconômica, conforme detalhado no Edital IFRS nº 28/2025. 

Para mais informações acesse o edital de seleção ou a página do Programa PartiuIF

Como será o curso 

O curso terá duração de oito meses, totalizando 320 (trezentos e vinte) horas, sendo dividido em dois eixos:

  1. Básico: Composto por três componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, ministrados presencialmente.
  2. Suplementar: Composto por atividades complementares, como oficinas de redação, resolução de problemas, debates, orientação psicopedagógica, acompanhamento psicossocial, monitoramento acadêmico e emocional dos estudantes, além de outras atividades pertinentes ao contexto.

Fonte: IFRS