Cursos

✊🗺️ CAMINHOS OPERÁRIOS SOLIDÁRIOS – Dia 23 de maio, quinta-feira, às 18h30min. Aula virtual através do google maps e do meet -> INSCRIÇÕES AQUI!

Valor: a partir de R$ 10 Toda quantia arrecadada será doada para as vítimas das enchentes no RS!

🔑 Faça doação via pix de qualquer valor a partir de R$10: pixrssolidariedade@gmail.com

Envie o comprovante no formulário de inscrição do curso -> https://forms.gle/Jvyv6izaYMkvxi5FA

Os Caminhos Operários em Porto Alegre é um curso organizado na Faculdade de Arquitetura da UFRGS para divulgar a história e a memória da classe trabalhadora na capital gaúcha a partir de seus lugares de memória. Nesse momento tão difícil que estamos passando, vamos organizar uma aula virtual do Caminhos Operários como forma de arrecadar doações para as ações de solidariedade. Nesta atividade, o historiador Frederico Duarte Bartz vai tratar da história do movimento operário e sindical em Porto Alegre e visitar (via Google Street View) alguns lugares de memória da classe trabalhadora de nossa cidade.

🗣️ AULA VIRTUAL com Frederico Bartz, Dr. em História, servidor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e organizador do projeto Caminhos Operários em PoA.

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Nesta página disponibilizamos as aulas de todos os cursos de formação realizados pela ASSUFRGS Sindicato. As aulas são gratuitas, em formato de vídeo e podem ser assistidas na íntegra abaixo:

CURSO “Questão Social, Desigualdade Social e Neoliberalismo no Brasil” Ao todo serão CINCO AULAS, baseadas na dissertação de mestrado em Serviço Social do colega Ricardo Souza, técnico-administrativo do IGEO e membro da coordenação do conselho de representantes do sindicato. (LEIA AQUI -> https://bit.ly/3qfoHtD)

📌 AULA 1 -> Questão Social e Luta de Classes

Intrrodução ao tema, conceito de Questão Social, conflito capital-trabalho, exploração e acumulação de capital, unidade na diversidade,Dissertação pg 36-43___________________

Leituras Complementares da AULA 1

CLOSS, T. T. Fundamentos do serviço social: um estudo a partir da produção da área. 2015. 253 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

SANTOS, J. S. Questão social: particularidades no Brasil. São Paulo, Cortez, 2012

📌 AULA 2 -> Colonização e Dependência
Da colonização à dependência, contribuição de Marini e Florestan, divisão social, sexual e racial do trabalho no capitalismo no Brasil. Dissertação 59 -72

Leituras Complementares da AULA 2

MARINI, R. M. Dialética da dependência. Petrópolis: Vozes, 2000.
FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

BEZERRA,MAYCON https://movimentorevista.com.br/2020/05/da-teoria-marxista-da-dependencia-a-um-marxismo-descolonial-america-latina-revolucao-e-socialismo-para-o-seculo-xxi/

📌 AULA 3 -> Trabalho e Superexploração no Capitalismo Brasileiro. À constituição das relações de trabalho assariado no Brasil, da abolição da escravatura à regulamentação da CLT, trabalho e superexploração no Brasil. Dissertação 43-59

Leituras Complementares da AULA 3:

OSÓRIO J. . Sobre superexploração e capitalismo dependente. Cad. CRH, Salvador, v. 31, n.84, set./dez. 2018

LUCE, M. Teoria marxista da dependência: problemas e categorias – uma visão histórica. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

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📌 AULA 4 -> A Nova República Neoliberal. Redemocratização, Constituição de 1988, contrarreformas neoliberais dos ultimos 30 anosDissertação -> 83-94.

Leituras sugeridas:

BRETTAS, T. Capitalismo dependente, neoliberalismo e financeirização das políticas sociais no Brasil, Temporalis, Brasília (DF), ano 17, n. 34, jul./dez. 201

ARAUJO, R,S Nova Previdência: o austericídio neoliberal sob a ótica da teoria marxista da dependência -> https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/33891

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As próximas aulas do curso serão divulgadas AQUI, ao longo do mês de dezembro!

Curso Online 🗣🗣 Introdução à história do movimento operário e sindical em Porto Alegre

A Assufrgs Sindicato inicia o curso on-line “Introdução à história do movimento operário e sindical em Porto Alegre”. O curso é gratuito e voltado para todos aqueles que buscam conhecer um pouco mais sobre a formação da classe trabalhadora na capital, seu passado de lutas, suas lideranças históricas e o esforço para construir suas organizações.

A ideia é mostrar a classe trabalhadora em sua diversidade e também em sua busca por unidade, um processo que foi marcado por muitas dificuldades, mas também por inúmeras vitórias e conquistas.

Composto de seis aulas, o curso vai ser ministrado por Frederico Duarte Bartz, Coordenador de Formação Política e Sindical da Assufrgs Sindicato, que também é pesquisador da história do movimento operário. As aulas mostram um longo período que vai desde 1887 até 1937, um momento fundamental em que se desenvolveu, entre os trabalhadores e trabalhadoras de Porto Alegre, um profundo sentimento de solidariedade de classe.

📌 1ª AULA -> O surgimento do movimento operário e a influência dos republicanos.

📌 2ª AULA -> Em nossa segunda aula, vamos abordar o crescimento das organizações operárias sob a social democracia até a Greve Geral de 1906.

📌 3ª AULA -> A fundação da Federação Operária e a influência anarquista entre as organizações.

📌 4 ª AULA -> O período das grandes Greves Gerais de 1917 até 1919.

📌 5ªAULA -> A dispersão do movimento operário e o crescimento da influência comunista até 1930.

📌 6ª AULA -> O movimento operário depois da Revolução de 1930, a refundação da FORGS e a luta contra o fascismo.

Curso Online 🗣🗣 Neoliberalismo e Administração Pública

Ministrado por André Mortari, doutorando em Administração Pública na UFRGS, Técnico-Administrativo em Educação da universidade e Coordenador da ASSUFRGS.

📌 MÓDULO 1 – Apresentação ao tema

No primeira módulo deste curso online você confere uma introdução aos temas centrais que abordaremos nos próximos vídeos. A proposta é lançar dois vídeos por semana. Siga a página da Assufrgs para receber as atualizações sobre o curso.

📌 MÓDULO 2 – Neoliberalismo, Conceitos Clássicos e Principais Escolas e Correntes

No módulo 2, será visto o conceito de neoliberalismo, seus elementos chave, suas principais escolas de pensamento e o modo como ele se apresenta hoje. No entanto, é fundamental compreender que desde o liberalismo clássico, passando pelo Estado de bem-estar social até o neoliberalismo, temos uma continuidade de um modelo político, qual seja, o capitalismo. Assim, não cabe falar em modelos distintos de todo modo. Substancialmente, a perspectiva do mercado sempre esteve presente, ora mais literal, ora mais sensível as demandas básicas da classe trabalhadora. A luta estabelecida em cada momento foi fundamental nesse processo. Mais do que analisar a engenharia econômica que ele aponta, vamos estabelecer seus elementos fundantes e que o constituem como um verdadeiro modo (alienado) de enxergar o homem e a sociedade.

📌 MÓDULO 3 – Neoliberalismo e Administração Pública; Evolução Histórica (parte 01)

No módulo 3 vamos retomar a evolução histórica da Administração Pública no Brasil destacando algumas características que predominaram em cada período. Ao mesmo tempo, o contexto social, político e econômico serão abordados para demonstrar sua influência sobre o tipo de relação entre Estado e Sociedade que se estabeleceu. Destacamos 2 modelos em especial: Patrimonialismo e Burocracia, que embora tenham elementos contrastantes, coexistiram por um longo período e estão presentes até hoje. Nota-se que o a organização dos trabalhadores, as revoluções e os embates com as forças de repressão foram determinantes. Com isso, rompemos com a ideia de uma evolução gradual e trazemos os aspectos políticos que são o fundamento de cada transformação ocorrida.

📌 MÓDULO 04 – Neoliberalismo e Administração Pública; Evolução Histórica (parte 02)

No módulo 4 acompanhamos a segunda parte do curso sobre a evolução histórica da Administração Pública no Brasil destacando algumas características que predominaram em cada período. Hoje tratamos da passagem do modelo burocrático para o gerencialista, o que coincide com o avanço do neoliberalismo e o ataque aos direitos dos trabalhadores, a partir dos anos 1970.

📌 MÓDULO 5 – Quadro Atual e Considerações Finais

No quinto e último módulo do curso Neoliberalismo e Administração Pública será apresentada uma visão totalizante do neoliberalismo. Se por um lado os aspectos teóricos demonstram o projeto de construção de uma sociedade pautada pelo mercado, por outro, as práticas econômicas e políticas do mundo concreto demonstram que não passa de um discurso vazio. Não é de hoje que Governos, empresas e lideranças políticas pregam práticas neoliberais para os povos sobre o seu domínio enquanto obstaculizam essas mesmas práticas para si mesmos, quando contrárias aos seus interesses. O que vemos no mundo hoje é o aumento galopante das desigualdades sociais e o estado como ente garantidor de privilégios. Não se trata da busca por um estado mínimo, mas sim um estado ativo, a serviço da acumulação capitalista, que se despolitiza e perde seu caráter público, garantidor dos direitos sociais básicos.

Como bibliografia, sugerimos:

Artigo em periódico: REFLEXIONES SOBRE LA ADMINISTRACIÓN PÚBLICA Y EL NEOLIBERALISMO EN NUESTRAMÉRICA, SIGLO XXI (Paulo Ricardo Zilio Abdala, José Francisco Puello-Socarrás) https://seer.ufrgs.br/read/article/view/94991

Livro: Nueva Gramática del Neo-liberalismo. Itinerarios teóricos, trayectorias intelectuales, claves ideológicas (José Francisco PUELLO-SOCARRÁS) http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/…/20…/Nu_gram_neo.pdf

Vídeos: Trailler do filme GIG – A uberização do trabalhos: https://www.youtube.com/watch?v=gbSaTJ_7Zfk

IDEOLOGIA em Marx, Engels e Lukács (Por Profº José Paulo Netto) : https://www.youtube.com/watch?v=PO42EKGODCA

O que é ideologia para Marx? | Aula de MAURO IASI
https://www.youtube.com/watch?v=Rfp4LUNtUnQ&t=3387s

Demais referências: HARVEY, D. O Neoliberalismo: história e implicações. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

LAVAL, C. DARDOT, P. La nueva razón del mundo: ensayo sobre la sociedade neoliberal. Barcelona: Gedisa, 2013.

PUELLO-SOCARRÁS, José Francisco. ¿Un Nuevo Neo-liberalismo? Emprendimiento y Nueva Administración de lo público. Revista Administración & Desarrollo. Bogotá: Escuela Superior de Administración Pública, n. 49, 2008b.

______. Ocho tesis sobre el neoliberalismo (1973-2013). In RAMÍREZ, Hernán. O neoliberalismo Sul-americano em clave transnacional: enraizamento, apogeu e crise. São Leopoldo: Oikos – Unisinos, p. 13-57, 2013a.

Curso Online 🗣🗣 AÇÕES AFIRMATIVAS – Uma Perspectiva Sócio-Histórica e Política para Desconstruir Preconceitos

O conteúdo aborda o impacto das Ações Afirmativas nas Instituições Federais de Ensino. Ao todo serão seis aulas, cada uma delas ministrada por um colega da categoria.

📌 AULA 1 -> Ministrada por Marlise Paz, servidora Técnico-Administrativa do IFRS e Coordenadora da Assufrgs.

📌 AULA 2 -> Ministrada por Luciano Corsino (IFRS).

📌 AULA 3 -> Ministrada por Giselle Maria Santos de Araújo, colega do IFRS Alvorada. 

📌 AULA 4 -> Ministrada por Patrícia Xavier, colega da UFRGS. O tema é: Histórico recente de implementação das políticas públicas de AA

📌 AULA 5 -> Ministrada pela sanitarista Daiana Silva dos Santos. O tema é Saúde: políticas públicas de AA em tempo de pandemia.

📌 AULA 6 -> Ministrada pela coordenadora Marlise Paz. O tema é “As Políticas Públicas de Ações Afirmativas em um governo de extrema-direita.

Curso Online 🗣🗣 Dialogando com a População LGBTQI+

Neste curso colegas da categoria abordam questões da comunidade LGBTQI+, como o aspecto histórico, trajetória de luta e militância, o significado das letras que compöem a sigla e a inclusão na educação.

📌 AULA 1 – Introdução ao Tema

O vídeo da primeira aula é uma introdução ao tema, com Antônieta Xavier, Coordenadora da ASSUFRGS Sindicato.

📌 AULA 2 – Entendendo as letras da sigla – com Mariana Lopes, Coordenadora de Mulheres da FASUBRA, licenciada.

📌 AULA 3 – Histórico de lutas da comunidade LGBTQI+ – com Wellington Pereira, da Coordenação LGBTI da Fasubra Sindical

📌 AULA 4 -> Inclusão na Educação, com Gustavo Leão, Servidor da Faculdade de Agronomia da UFRGS